ALFABETIZAÇÃO PELA TV – UM DESAFIO REALIZADO PELO INSTITUTO ALFA E BETO COM SEU PROGRAMA PARA O 1º ANO

Últimas aulas do programa Alfa e Beto na TV – 1º ano serão exibidas nos próximos dias. Gravado ao longo dos últimos seis meses, em plena pandemia, o programa apostou na interação com as crianças com sua proposta lúdica de juntar em cena atores representando professores de Língua Portuguesa (Alfabetização) e de Matemática e bonecos-fantoches.

261
ALFABETIZAÇÃO PELA TV

programa Alfa e Beto na TV – 1º ano, exibido diariamente na Rede Vida Educação e no canal do Instituto Alfa e Beto no YouTube, estreou no dia 26 de outubro de 2020 e se estenderá até o dia 14 de março próximo. Mas quem não teve oportunidade de assisti-lo terá nova chance já a partir do dia 15, quando o programa começa a ser reprisado na íntegra tanto na TV quanto na internet. Também no dia 15 de março, como já anunciado em nosso site, estreiam os novos programas Alfa e Beto na TV para a Pré-escola 1 e 2, e para o 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Em breve, divulgaremos a grade de horários.

Em clima de muita alegria e satisfação foram gravados os últimos capítulos do programa do 1º ano que vão ao ar nos próximos dias. Por trás das 95 aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática, destaca-se o trabalho de uma grande equipe, composta por roteiristas, produtores, editores, diretores e atores escalados para interpretar os papéis dos dois professores e também dos bonecos-fantoches Alfa, Beto, Delta e Gama. Foram seis meses de gravação e de muita dedicação, em meio a uma pandemia (e com todos os cuidados e protocolos necessários), para beneficiar milhares de crianças prejudicadas pela interrupção das aulas presenciais nas escolas.

Assista AQUI a um vídeo com depoimentos da atriz Aline Borges, que interpretou a professora de Língua Portuguesa (Alfabetização), e AQUI do ator Eduardo Fraga, que fez o papel do professor de Matemática. Nesta sexta, publicaremos uma segunda matéria com depoimentos dos demais atores e também dos diretores das duas disciplinas.

“Ter trabalhado em um programa de alfabetização me enche de orgulho. Foi um trabalho de muita responsabilidade, entrega e amor. Achei maravilhoso quando soube que contracenaria com bonecos, porque os conteúdos chegam de forma poética e lúdica para as crianças. Cada boneco foi manipulado por dois atores de forma brilhante. Estamos no meio de uma pandemia, e esse programa possibilita a crianças de todo o país o acesso, em suas casas, a um ótimo programa de alfabetização”, diz Aline Borges.

Para a atriz, o Alfa e Beto na TV tem realizado transformações na vida de muita gente. “Recebi muitas mensagens emocionantes de pessoas de várias partes do Brasil. Pessoas que agradeciam a oportunidade de ligar a TV para que seus filhos assistissem a um ótimo programa educativo em um contexto de escolas fechadas. Elas contavam que as crianças pegavam o caderno, se esforçavam para aprender a ler e a escrever, e, no dia seguinte, pediam para assistir às aulas novamente. Com os professores e bonecos, com sua linguagem e forma de ensinar, o programa conseguiu se conectar a milhares de crianças”, acrescenta.

O ator Eduardo Fraga também chama a atenção para o fato de o Alfa e Beto na TV – 1º ano estar sendo exibido em um momento em que muitas escolas ainda não retomaram as aulas presenciais. “Infelizmente, devido à pandemia, muitos alunos ficaram sem aulas nas escolas e mesmo on-line. Seja pela Rede Vida Educação ou pela internet, o Alfa e Beto na TV chegou a lares e comunidades de todo o país com sua proposta de alfabetizar e dar início ao estudo da Matemática. Tudo foi feito com muito cuidado e carinho para ser aproveitado por milhares de famílias. No meu caso, o maior desafio foi ajudar a despertar nas crianças desde cedo o interesse pela matemática. Contracenei o tempo todo com os atores que faziam os bonecos Delta e Gama como se eles fossem alunos que estão aprendendo Matemática. A grande alegria disso tudo é poder ensinar brincando com eles e com quem está assistindo do outro lado”, conta.