Conheça a diretora e os atores que interpretaram os bonecos do programa de Língua Portuguesa (Alfabetização) do Alfa e Beto na TV – 1º ano

Programa volta a ser exibido, na íntegra, nesta segunda-feira, 15 de março, na Rede Vida Educação e na internet.

272
Alfa e Beto na TV – 1º ano

Se alfabetizar na escola, com as crianças presentes em sala de aula, não é uma tarefa das mais fáceis, pela TV e internet, então, o desafio é bem maior. Para ter sucesso nessa missão, as aulas de Língua Portuguesa do programa Alfa e Beto na TV – 1º ano utilizaram um formato bem lúdico, com uma professora – interpretada pela atriz Aline Borges – e dois bonecos-fantoches (Alfa e Beto) como alunos – interpretados, respectivamente, pelos atores Gabriel Breves e Isabele Riccart. O programa foi dirigido por Carolina Vilela.

Em uma matéria anterior, já havíamos apresentado o depoimento em vídeo da atriz Aline Borges. Hoje, vamos apresentar os depoimentos, também em vídeo, dos outros profissionais envolvidos com a produção do programa de Língua Portuguesa (Alfabetização) do Alfa e Beto na TV – 1º ano. É uma oportunidade para conhecermos um pouco mais dos bastidores dessa iniciativa do Instituto Alfa e Beto que beneficiou milhares de crianças e famílias nesses tempos de pandemia e suspensão das aulas presenciais.

Assista AQUI ao depoimento do ator Gabriel Breves, que deu vida ao Alfa. Para ele, um dos desafios foi encontrar a voz mais adequada para o personagem, “um menino curioso e esperto, que adora estudar com a professora Aline e o seu amigo Beto”. “Foi um projeto longo, que exigiu muito esforço e dedicação. Gravamos 95 programas ao longo de quatro meses. Mas foi muito gratificante. Recebemos muitos vídeos, áudios e mensagens de agradecimento de crianças, familiares e professores que estavam assistindo ao programa. Não tem coisa melhor do que ter esse retorno”, conta.

Já o boneco Beto foi vivido pela atriz e dubladora Isabele Riccart (assista AQUI ao depoimento dela). “Aproveitei cada aprendizado como se eu também fosse uma criança. O Beto foi um presente – ele é a coisa mais fofa desse mundo! Fui me apaixonando por ele a cada episódio. Tivemos que trazer a curiosidade e energia de uma criança que está descobrindo o mundo, descobrindo a língua. Foi muito desafiador”, relata. Na avaliação da atriz, foram muitos os desafios. “A começar pela própria pandemia, porque gravamos o programa em meio a toda essa turbulência”, lembra.

Em geral, quem assiste ao programa não faz ideia do tanto de trabalho, tempo, recursos e talentos que existem por trás dele, desde a concepção inicial até a exibição. No dia a dia das gravações, quem dirigia o programa de Língua Portuguesa (Alfabetização) do Alfa e Beto na TV – 1º ano era a Carolina Vilela (cujo depoimento em vídeo pode ser visto AQUI). “O que mais nos motivou nesses quatro meses, mesmo com todo o cansaço, foi a oportunidade de levar a educação para a vida de uma criança, poder fazer diferença na vida de uma criança – nem que seja uma, mas sei que foram várias, que foram muitas que felizmente puderam ter acesso às aulas do programa”, disse.

Nesta semana, estão sendo exibidos os últimos capítulos do Alfa e Beto na TV – 1º ano (a aula de hoje pode ser acessada AQUI). Mas quem não pôde acompanhar o programa desde outubro de 2020 terá nova oportunidade já a partir da próxima segunda-feira, 15 de março. Os 95 programas de Língua Portuguesa e de Matemática serão reprisados na Rede Vida Educação e também no canal do Instituto Alfa e Beto no YouTube.