Município de Sapucaia do Sul (RS) inicia ações do Pacto pela Alfabetização em parceria com o Instituto Alfa e Beto

447

O município de Sapucaia do Sul (RS), por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, deu início às ações do Pacto pela Alfabetização, do Instituto Raiar. O programa utiliza a metodologia e os materiais do Instituto Alfa e Beto.

Ao todo, cerca de 4,1 mil alunos da Pré-Escola II ao 2º ano de todas as 24 escolas de Ensino Fundamental da cidade estão sendo beneficiados no modelo remoto e também no presencial.

Para Gisele dos Santos, uma das coordenadoras do Pacto pela Educação em Sapucaia, os esforços conjuntos do Instituto Raiar, do Instituto Alfa e Beto e também da Secretaria Municipal de Educação estão sendo fundamentais nesse cenário de incertezas na volta às aulas.

Segundo Aline Grunevald, professora do 1º ano na Escola Alberto Santos Dumont, um dos pontos positivos dessa nova proposta educacional é a “clareza” e a “boa estruturação” dos materiais didáticos.

“Os livros e materiais de apoio são de fácil entendimento para os nossos alunos. Nós, professores, também somos beneficiados porque podemos planejar nossas aulas de maneira estruturada e organizada”, explicou.

Já para a diretora Daniela Luz, da Escola Dr. Júlio Casado, a experiência com o ensino estruturado ajuda a criar uma boa rotina de estudos em casa desde as primeiras lições.

“Especialmente quando falamos de crianças, é importante criar hábitos de estudo em casa. Os materiais estruturados do Alfa e Beto ajudam muito. Essa experiência agora vai facilitar muito quando voltarmos de vez para o regime de ensino presencial”, observou.

Saiba mais sobre os horários de exibição dos programas Alfa e Beto na TV AQUI.