Escola Selvino Damian Preve, em Santa Carmem (MT), realiza avaliação diagnóstica dos alunos do 2º ao 5º ano em parceria com Instituto Alfa e Beto

582
Santa Carmem Avaliação Diagnóstica

A Escola Selvino Damian Preve, em Santa Carmem (MT), está realizando entre os dias 18 e 27 de agosto a avaliação diagnóstica de seus alunos em parceria com o Instituto Alfa e Beto. Participam da ação 331 estudantes do 2º ao 5º ano.

Focadas em Língua Portuguesa e Matemática, e baseada na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, as avaliações têm como objetivo verificar o nível de aprendizagem dos alunos após o período de suspensão das aulas presenciais em função da pandemia de covid-19.

João Batista Oliveira explica a importância da avaliação diagnóstica no contexto da volta às aulas

Segundo Sônia Maria da Silva Freire, coordenadora municipal dos programas do Instituto Alfa e Beto, as avaliações vão ajudar os professores e a equipe pedagógica na tomada de decisões estratégicas.

“Com os resultados dos testes em mãos, poderemos identificar como está o nível de aprendizado dos nossos alunos e auxiliá-los de maneira individual ou em grupo. Vamos realizar intervenções embasadas nesse raio x do aprendizado para que todos alcancem os objetivos previstos no nosso Currículo Escolar”, diz.

Município de Cachoeirinha (RS) realiza avaliação diagnóstica desenvolvida pelo Instituto Alfa e Beto em cerca de 2 mil alunos do 1º e 2º anos

Os testes são automatizados e aplicados de maneira eletrônica por meio de um tablet individual. Os resultados das avaliações são entregues pelo Instituto Alfa e Beto à Secretaria de Educação de maneira rápida e simplificada em cerca de uma semana.

Carmen Brito, coordenadora do Instituto Alfa e Beto, também reitera que as avaliações são fundamentais para mapear os conhecimentos e habilidades dos alunos e identificar possíveis lacunas no aprendizado.

“A partir do que é ideSanta CSntificado nas avaliações, o Instituto Alfa e Beto propõe ações para minimizar os prejuízos e avançar na educação do município. Assim, a escola tem condições de avançar com os conteúdos curriculares da melhor forma possível”, diz.

Boa Vista (RR) e outras cidades aplicam testes para avaliar nível de conhecimentos dos alunos após mais de um ano de interrupção das aulas presenciais

Distante 540 KM da capital Cuiabá e com população de 4 mil habitantes, o município de Santa Carmem é parceiro do Instituto Alfa e Beto desde 2016. O município implementou os programas do 1º até o 5º ano.