Instituto Alfa e Beto lança e-book “Desafios do ensino durante a pandemia – falta de base, falta de pré-requisitos e recuperação”

293
Desafios do ensino na pandemia

Gestores de escolas e de redes de ensino de todo o país encontram-se diante de um desafio: como recuperar o tempo perdido após mais de um ano e meio de pandemia e suspensão das aulas presenciais?

Com o intuito de contribuir com dados e reflexões relacionadas a essa questão, o Instituto Alfa e Beto produziu o e-book “Desafios do ensino durante a pandemia – falta de base, falta de pré-requisitos e recuperação”, que pode ser baixado gratuitamente neste link.

Em vídeo que pode ser visto aqui, o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, faz uma apresentação sucinta do e-book, que se baseou na análise de testes diagnósticos realizados em diversos municípios em 2021. Segundo o especialista, três perguntas nortearam a produção do documento: houve perda ou atraso na pandemia? O quanto houve de perda ou atraso? O que fazer? Esta é a pergunta central que secretários municipais de educação e demais gestores da área têm em mãos para resolver, decidir e tomar as providências mais adequadas, tendo em vista o próximo ano letivo.

“Neste e-book, respondemos se houve mais atraso do que perda e o quanto. Depois respondemos sobre o que fazer. Dado um diagnóstico, qual é o prognóstico? Qual é a prescrição e o que é possível fazer? Enfatizamos a importância dos conceitos de base e de falta de base. A sugestão que sai das avaliações realizadas é que se recomece pela base, ou seja, por onde o aluno está em termos de conhecimentos, principalmente de Língua Portuguesa e Matemática. Mostramos a importância de um bom diagnóstico para situar os alunos e as turmas – e, sobretudo, como agir diante desse diagnóstico”, diz o professor João Batista Oliveira.

No contexto atual de pandemia, com fortes reflexos na área de educação, o e-book “Desafios do ensino durante a pandemia – falta de base, falta de pré-requisitos e recuperação” é mais uma iniciativa do Instituto Alfa e Beto no sentido de proporcionar reflexões e apresentar soluções para os problemas que recaem sobre escolas e redes de ensino.