João Batista Oliveira participa de Seminário virtual sobre Alfabetização realizado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta, 3 de novembro

223
alfabetização

O professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, foi convidado para participar, nesta quarta-feira, 3 de novembro, a partir das 9h, de um Seminário virtual sobre Alfabetização realizado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O requerimento para a realização do evento foi feito pelo Deputado Diego Garcia, do Paraná.

Também vão participar do encontro Carlos Francisco de Paula Nadalim, Secretário de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), Mauro Luiz Rabelo, Secretário de Educação Básica do MEC, Maria Helena Guimarães Castro, Presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Luiza Pinho Pereira, representante dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Brasil, entre outros convidados.

De acordo com o Deputado Diego Garcia, o Seminário tem o objetivo de propor um debate sobre o analfabetismo, situação que atinge milhões de brasileiros. O parlamentar afirma que o cenário é ainda mais complexo no que diz respeito à alfabetização funcional, isto é, a capacidade de ler e interpretar o que diz um texto.

“Testes cognitivos aplicados no Brasil verificaram que 29% das pessoas podem ser consideradas analfabetas funcionais e que não superam o nível rudimentar de proficiência. A situação é tão crítica que, até entre a população com nível superior, o nível de leitura só é proficiente em 34%”, afirma Garcia

Os interessados poderão acompanhar o debate, ao vivo, pelo portal e-Democracia, inclusive, enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.