Rede CpE e IDOR realizam pesquisa para mapear necessidades de professores e desenvolver materiais gratuitos com base na ciência

336
professores

A Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) estão realizando uma pesquisa para professores com intuito de mapear suas necessidades e desenvolver ferramentas gratuitas com base na ciência.

Coordenada pela professora e neurocientista Marília Zaluar Guimarães (UFRJ, IDOR e Rede CpE) e pela professora e neuropsicóloga Rochele Paz Fonseca (PUCRS, SBNp e Rede CpE), a pesquisa foca em docentes das redes pública e privada e dos ensinos fundamental e médio.

Os professores que decidirem participar da pesquisa são convidados a responder a seguinte pergunta: “O que a ciência para educação pode fazer por você?”. O educador interessado deve preencher um formulário on-line. As respostas e informações não serão divulgadas a terceiros.

De acordo com a Rede CpE, o objetivo da pesquisa é “estreitar a conexão entre ciência e educação”, além de criar uma ponte entre a geração do conhecimento científico sobre a aprendizagem e a sala de aula.

“Para alcançar esse objetivo de forma efetiva e útil para todos, é fundamental ouvir do professor suas necessidades e seus interesses a partir do cotidiano escolar. Daí a proposta dessa ferramenta online. Percebemos a necessidade de saber do professor como ele acha que podemos ajudar mais precisamente, proporcionando um ferramental que será útil na sua prática”, diz a Rede CpE.

Sobre a Rede CpE

Criada em 2014, a Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CpE) tem por objetivo integrar esforços dos vários laboratórios e pesquisadores do Brasil, de qualquer especialidade, cujo trabalho possa ser aplicado à educação.