Instituto Alfa e Beto realiza avaliação em Sobral para identificar impactos da pandemia na fluência e compreensão de leitura dos alunos do 2° ao 5° ano

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fluência de leitura

O Instituto Alfa e Beto realizou nas últimas semanas uma avaliação com alunos do município de Sobral (CE) para identificar os impactos da pandemia da covid-19 na fluência e compreensão de leitura.

Aplicada em 973 alunos matriculados em turmas do 2º ao 5º ano, a avaliação também tem como objetivo responder se existe uma associação de longo prazo entre fluência e compreensão, e identificar o papel da memória de trabalho nesse contexto.

Para Edna Lúcia, coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Sobral, os testes são essenciais para o planejamento pedagógico de Sobral, além de possibilitar que os gestores escolares conheçam o nível real da fluência e compreensão de leitura de cada aluno nesse período de pós-pandemia.

“Com o fechamento das escolas, a aprendizagem de Sobral ficou comprometida. Agora, com a retomada das aulas presenciais, os testes de fluência e compreensão de leitura do Instituto Alfa e Beto serão extremamente importantes para o desenvolvimento de nossas políticas de educação”, diz.

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Ainda segundo Edna, o resultado das avaliações permitirá que a Secretaria inicie ações concretas para diminuir o atraso na aprendizagem dos alunos.

“De posse dos resultados dos testes, vamos traçar metas para a recuperação da aprendizagem, enturmando os estudantes, reduzindo o número de alunos por sala, ampliando o tempo de estudo/permanência do aluno na escola e formando e fortalecendo os docentes para aprimorar a prática pedagógica”, explica.

O resultado dos testes será entregue pelo Instituto Alfa e Beto para a Secretaria de Educação de Sobral no mês de abril. A partir daí, o Instituto Alfa e Beto ficará disponível para auxiliar no desenvolvimento de políticas educacionais na cidade com base nos resultados das avaliações.

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Importância dos testes

De acordo com a pesquisadora Isabella Starling, responsável técnica pelos testes do Instituto Alfa e Beto, a avaliação é importante para investigar a associação entre fluência e compreensão.

“Para isso, verificamos a trajetória dos alunos do 5º ano da rede de Sobral para identificar se com a pandemia houve atraso ou perda nessas habilidades. Também queremos descobrir se as crianças que chegam agora no 2º, 3º e 4º anos apresentam um perfil de desempenho melhor ou pior do que as que chegavam nas mesmas séries nos anos anteriores à pandemia”.

Sobre a realização dos testes

“No caso do teste de fluência, as crianças leram textos apropriados para a sua faixa etária, e investigamos quantas palavras elas conseguiram ler em 1 minuto, além de observar se houve erros. Para avaliar a compreensão, apresentamos um teste em que as crianças leem uma sentença incompleta e precisam completar da melhor forma possível. Elas só conseguem completar se compreender”.

“Existe uma hipótese de que a criança que apresenta maior fluência de leitura também tem maior compreensão. Mas pode ser que essa relação aconteça ao longo dos anos escolares. Então, vemos como essas habilidades se relacionam ao longo do tempo”.

Memória de trabalho: qual sua importância para a leitura?

“Também estamos verificando como a memória de trabalho entra nesse contexto da fluência e compreensão. Esse termo diz respeito a uma função cognitiva que nos permite reter e manipular informações em tempo real, em um curto espaço de tempo. Ou seja, a memória de trabalho é muito importante para a leitura, pois permite conectar diferentes palavras em um parágrafo e compreender o que está escrito. Queremos ver como a memória de trabalho contribui para a relação entre fluência e compreensão”.