Claudia Costin fala sobre crise na educação

176
alfabetização

No artigo com o título “Alfabetização em crise”, em sua coluna desta sexta, 3 de junho, na Folha de S. Paulo, Claudia Costin diz que “faz sentido estudar o que cidades brasileiras que alcançaram bons resultados nos anos iniciais do ensino fundamental vêm fazendo para alfabetizar na idade correta é para corrigir as defasagens de aprendizagem que encontram entre seus alunos”.

“Nesse sentido, vale a pena ler o texto recente de João Batista Oliveira sobre o avanço da educação em Teresina (PI), a capital brasileira com o melhor Ideb, a despeito de seu baixo nível socioeconômico. É interessante que o mesmo autor também se debruçou sobre Sobral (CE), cidade consistentemente avaliada como a mais bem-sucedida em alfabetização. Nas duas aparece, segundo ele, a mesma abordagem: boa gestão da aprendizagem e uma alfabetização mais de acordo com o que a ciência ensina”.

Para ler o artigo na íntegra, clique AQUI.

Para baixar gratuitamente a publicação “O avanço da educação em Teresina”, acesse: https://www.alfaebeto.org.br/2022/05/24/teresina-educacao-publica-livro/?cn-reloaded=1