Desenvolvimento Infantil: o que desenvolve?

93

Este livro sintetiza, de maneira simples, clara e prática, o conhecimento científico acumulado nas últimas décadas sobre Desenvolvimento Infantil, especialmente com base nas evidências da psicologia do desenvolvimento e da neurociência. O livro também analisa o impacto de intervenções pelos pais, creches, escolas e projetos sociais para prever e remediar situações de risco e promover estímulos adequados ao desenvolvimento. Leitura essencial para a formação de psicólogos e profissionais das áreas de saúde, assistência social, direito e educação, o livro também serve como guia prático de referência para profissionais que lidam com crianças.  Ao longo de 10 capítulos, teoria e prática são apresentadas de forma articulada. Na introdução, o leitor é apresentado a um panorama da evolução e a agenda atual das teorias em Psicologia. Também é analisado, valorizado e relativizado o impacto da Neurociência, que, fundamentalmente, valida avanços em várias áreas do conhecimento. Os dois capítulos iniciais apresentam uma síntese das principais descobertas e conclusões da ciência do desenvolvimento humano. Os capítulos 3 a 9 tratam de diferentes aspectos do desenvolvimento infantil: físico, motor, pessoal, social e cognitivo. Já o capítulo final sintetiza evidências e práticas relacionadas com a promoção do desenvolvimento infantil, especialmente em contextos de pobreza.

Para adquirir o livro “Desenvolvimento Infantil: o que desenvolve?” clique aqui