A alfabetização no radar do MEC

Há no Brasil instrumentos e iniciativas comprovadas para alfabetizar crianças na idade certa

619
Método da Alfa e Beto Soluções dobrou o nº de alunos alfabetizados em 91 dias

Em artigo publicado no Jota em 5 de fevereiro de 2023, o professor João Batista Oliveira aponta que o Brasil ainda não resolveu um problema que os países industrializados deram conta já no início do século 19: a alfabetização.

De acordo com o professor, não há segredo para alfabetizar crianças. “Há três razões principais e todas ideológicas”. No entanto, esses entraves são superáveis. “Basta o MEC acolher e estimular a implementação de estratégias de sucesso comprovado”, ressalta.

“A grande fonte de inspiração se encontra em iniciativas de comprovado sucesso que vêm ocorrendo em vários municípios do país”, destaca João Batista, referindo-se ao caso e modelo da educação de Sobral (CE).

“Trabalhamos com o concreto, com nossa realidade atual. E o que funciona, na prática, no nosso cenário é o ensino estruturado. Alinhar currículo com material didático, com o que faz o professor, com as avaliações e com os resultados. Ou seja, dar condições para o professor fazer um bom trabalho e assegurar esse alinhamento pela supervisão, pelas avaliações e pela gestão”, afirma João Batista.

Leia a íntegra aqui