Levantamentos já realizados sobre o tema comprovam: a esmagadora maioria das notícias sobre educação não passam de press releases editados. O contraditório raramente encontra-se presente. Quando existe, é quase sempre apenas para constar.

Depoimentos de especialistas são cotejados ou esvaziados pela versão oficial ou com opiniões superficiais, como se não houvesse hierarquia entre palpite, opinião informada e opinião fundamentada. O jornalismo investigativo é raro. E o debate, praticamente inexistente. As razões para tanto são conhecidas – falta de formação, jornalistas não especializados, falta de tempo, pressão das mensagens oficiais, e por aí vai.

Organizado pelo Instituto Alfa e Beto, o Seminário reuniu jornalistas de todo o Brasil e teve por objetivo identificar estratégias para contribuir com a melhoria de qualidade da cobertura jornalística. O resultado foi um conjunto de ideias, exemplos de melhores práticas e até conselhos de uma experiente profissional do jornalismo sobre como se preparar para fazer uma boa cobertura da educação e como colocar a educação nas manchetes e nas primeiras páginas da imprensa.

 

Leia abaixo a publicação-síntese deste Seminário. Para fazer o download completo, clique aqui.