Município de Arroio do Tigre (RS) utiliza modelo de aulas programadas e videoaulas para alfabetizar alunos durante a pandemia

Material didático consistente, tecnologia e apoio das famílias são as ferramentas usadas pela cidade para a implementação com sucesso do ensino remoto.

1936
Município de Arroio do Tigre (RS) utiliza modelo de aulas programadas e videoaulas para alfabetizar alunos durante a pandemia

Parceiro do Instituto Alfa e Beto desde 2009, o município de Arroio do Tigre, no Rio Grande do Sul, está produzindo videoaulas e adotando o modelo de aulas programadas para dar continuidade ao processo de alfabetização dos alunos da rede municipal durante o isolamento social causado pela Covid 19.

Desde abril, as turmas do 1° e 2° anos da rede municipal de ensino estão recebendo em casa o material do Instituto Alfa e Beto. A Coordenadora Municipal do Programa, Raquel de Castro Fiuza Neuenfeldt, juntamente com as professoras alfabetizadoras, são responsáveis por organizar esse material e por acompanhar e orientar os alunos e familiares na execução das atividades.

Com o objetivo de orientar os alunos e as famílias sobre como utilizar os materiais didáticos entregues pela Secretaria de Educação, a professora alfabetizadora Santina Teresinha dos Santos Todendi, do 1° ano da EMEF Jacob Rech Segundo, teve a iniciativa de gravar videoaulas: “Podemos manter o contato visual e, também, auxiliar e estimular a aprendizagem dos alunos”, afirma Santina. A professora acrescenta que, mesmo de forma remota, “alfabetizar é encantador, pois, quando se apropria do código alfabético, começa a ler, a entender o processo de leitura e da escrita, a criança passa a escrever a história da sua vida”.

De acordo com a Secretária de Educação, Claudete Terezinha Schuster Ensslin, em tempos de pandemia, criatividade e inovação, associadas a muito esforço e dedicação de todos, são essenciais: “Os alunos da rede municipal merecem toda a atenção para amenizar o vazio da distância dos colegas e do acolhimento que o ambiente escolar proporciona”. Claudete ainda parabeniza os professores e toda equipe pedagógica pela “coragem e dedicação na realização do trabalho nesses dias difíceis de isolamento social”.

Confira um trecho da videoaula produzida pela professora Santina. É sobre a Lição 3 do livro “Aprender a ler”, da Alfa e Beto Soluções: