Município de Arroio do Tigre (RS) utiliza modelo de aulas programadas e videoaulas para alfabetizar alunos durante a pandemia

Material didático consistente, tecnologia e apoio das famílias são as ferramentas usadas pela cidade para a implementação com sucesso do ensino remoto.

1980
Criança escrevendo em sala de aula, com um sorriso no rosto
Criança escrevendo em sala de aula, com um sorriso no rosto

Arroio do Tigre Adota Ensino à Distância para Continuar Alfabetização

Desde 2009, Arroio do Tigre, no Rio Grande do Sul, é parceiro do Instituto Alfa e Beto. Em meio ao isolamento social causado pela Covid-19, o município está produzindo videoaulas e adotando um modelo de aulas programadas. Portanto, esse esforço visa garantir a continuidade do processo de alfabetização dos alunos da rede municipal.

Entrega de Material Didático

Sendo assim, desde abril, alunos do 1° e 2° anos da rede municipal de ensino recebem material do Instituto Alfa e Beto em casa. A coordenadora municipal do programa, Raquel de Castro Fiuza Neuenfeldt, junto com as professoras alfabetizadoras, organiza esse material. Portanto, elas acompanham e orientam alunos e familiares na execução das atividades.

Produção de Videoaulas

Ademais, para orientar os alunos e suas famílias sobre como utilizar os materiais didáticos, a professora Santina Teresinha dos Santos Todendi, do 1° ano da EMEF Jacob Rech Segundo, começou a gravar videoaulas. “Podemos manter o contato visual e também estimular a aprendizagem dos alunos”, afirma Santina. Ela acrescenta que, mesmo remotamente, “alfabetizar é encantador. Quando as crianças se apropriam do código alfabético, começam a ler e a entender o processo de leitura e escrita, passando a escrever a história de suas vidas”.

Esforço e Inovação

Segundo a Secretária de Educação, Claudete Terezinha Schuster Ensslin, criatividade e inovação são essenciais em tempos de pandemia. “Os alunos da rede municipal merecem toda a atenção para amenizar o vazio da distância dos colegas e do acolhimento que o ambiente escolar proporciona”, diz Claudete. Todavia, ela parabeniza os professores e a equipe pedagógica pela “coragem e dedicação na realização do trabalho nesses dias difíceis de isolamento social”.

Exemplo de Videoaula

Confira um trecho da videoaula produzida pela professora Santina sobre a Lição 3 do livro “Aprender a Ler”, da Alfa e Beto Soluções. Esta iniciativa é um exemplo de como o ensino à distância pode ser implementado com sucesso, mantendo a qualidade da educação mesmo em tempos desafiadores.