5ª edição da Jornada Internacional de Alfabetização terá participação de João Batista Oliveira em Natal (RN)

1890
Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

O Professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, participará, nos dias 14 e 15 de maio, da 5ª edição da Jornada Internacional de Alfabetização, em Natal (RN). O evento é promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

No dia 14, na abertura da Jornada, João Batista Oliveira coordenará a Conferência Internacional “A aprendizagem da leitura – da pesquisa à aplicação”, ministrada pelo francês Jean Émile Gombert; depois participará da mesa redonda “A cultura leitora em Portugal, a alfabetização no Brasil e as políticas públicas”, juntamente com Otília Sousa, Professora Coordenadora Principal do Instituto Politécnico de Lisboa e Professora Associada Convidada da Universidade de Lisboa; e, por fim, ministrará uma palestra durante o Simpósio “Por que tantas crianças vão à escola e não aprendem a ler?” sobre Política de Alfabetização. “A ideia é fazer um histórico da política de alfabetização no Brasil, estabelecendo comparações com o que foi realizado em outros países e analisando as nossas dificuldades de mudança”, antecipa Oliveira.

Sobre o evento – A 5ª edição da Jornada Internacional de Alfabetização conta com a realização de diferentes atividades, como Conferência Internacional (Jean Émile Gombert/França), Mesas-Redondas com palestrantes nacionais e internacionais, Pôsteres e Simpósios com inscrições para apresentação de Resumos, Minicursos, Workshops e Apresentação Cultural. A programação completa para os dois dias de evento pode ser conferida aqui.

Jornada Internacional de Alfabetização