A BNCC e os materiais do Instituto Alfa e Beto

4579

Informamos que os materiais do IAB são compatíveis com a BNCC e que o Instituto está à disposição dos municípios para esclarecimentos adicionais, inclusive para colaborar na elaboração de seus currículos.

 

I – Antecedentes

  1. A BNCC é um documento oficial do Ministério da Educação, portanto é obrigação dos sistemas estaduais e municipais de ensino cuidarem de sua implementação.
  2. O MEC também está fazendo chamada para novos livros didáticos que, a partir de 2020, já deverão estar alinhados com a BNCC. No caso do PNLD, os livros submetidos a ele precisam apenas estar alinhados com as diretrizes gerais do MEC, já que cada sistema de ensino terá liberdade de fazer o seu currículo.
  3. Todos os demais livros didáticos – sejam ou não do PNLD – deverão promover esse alinhamento, pois a nenhum autor ou editora interessa promover algo que não esteja alinhado com as diretrizes do governo.

 

II – Os materiais do IAB estão alinhados com a BNCC

Fizemos uma análise comparando os materiais do IAB com a BNCC. Em todos os casos, nossos materiais contemplam tudo que está previsto na BNCC, com as seguintes ressalvas:

  • Para todos os conteúdos e séries, nosso material é muito mais bem organizado, pois segue uma estrutura e sequência definidas a partir de critérios rigorosos.
  • Em todas as disciplinas, nossos materiais vão além do que está previsto na BNCC – tanto em extensão quanto em profundidade.
  • Em alguns casos, a maioria dos conteúdos/habilidades previstos na BNCC é ensinada em séries anteriores às previstas na BNCC.
  • Apenas em um caso – Matemática, alguns conteúdos para o 5o ano não estavam previstos em nosso material. Já estamos concluindo esses conteúdos, que serão enviados em forma de anexo a partir do próximo ano.

 


Em breve, vamos enviar aos municípios um documento comparando a BNCC com os materiais do IAB.

 

III – Os materiais do IAB estão alinhados com o que há de mais atual sobre educação infantil, alfabetização e ensino de matemática e ciências

  • O currículo e os materiais de ensino do IAB são baseados em cuidadosos e extensos estudos sobre as evidências e melhores práticas dos países em que a educação funciona. Temos a convicção de que nossos currículos não apenas estão alinhados com a BNCC, como são muito mais claros, bem estruturados e completos do que a BNCC.
  • Ao longo dos últimos 10 anos, o IAB promoveu uma série de seminários internacionais para os quais trouxe ao Brasil alguns dos maiores especialistas do mundo em suas respectivas áreas. Todos eles contribuíram e alguns continuam contribuindo para o aperfeiçoamento permanente de nossos programas e materiais.
  • O instituto Alfa e Beto produz e publica regularmente resultados de suas intervenções – conforme divulgamos amplamente por ocasião do 10o aniversário do IAB. Nenhuma editora faz isso. Em todos os estudos e comparações realizados até o momento, os resultados são amplamente favoráveis aos municípios que participam de nossos programas, e muito superiores nos municípios que o fazem de maneira adequada.

 

Estamos à disposição dos municípios para colaborar no processo de elaboração de seus currículos, com base na BNCC.