A importância das funções executivas e como desenvolvê-las

2245

Quais habilidades são necessárias para se ter sucesso no século XXI? Uma delas é o autocontrole, ou seja, a capacidade de controlar determinados impulsos na hora de agir ou falar, evitando decisões ou julgamentos precipitados e equivocados.

Outra habilidade é a perseverança, isto é, resistir às tentações e distrações durante uma atividade e ser capaz de esperar por uma recompensa que não é imediata. Criatividade para pensar “fora da caixa” e encontrar soluções inovadoras para antigos desafios também é fundamental, assim como flexibilidade para lidar com as situações na medida em que elas aparecem e nos forçam a repensar nossos planos.

O que essas habilidades têm em comum? Todas elas se enquadram em um grupo denominado funções executivas. Por meio delas, o ser humano é capaz de se controlar, de interagir com o outro, de reagir a estímulos, de tomar decisões e de mudar percursos quando se vê diante de imprevistos. E é nos primeiros anos de vida, no período chamado Primeira Infância, que se desenvolvem e fortalecem as funções executivas.

No vídeo a seguir, a pesquisadora canadense Adele Diamond fala sobre este tema e como a ciência vem avançando nas descobertas a respeito das funções executivas e sua importância para o sucesso da criança na escola e na vida.

Adele Diamond é especialista em Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento e uma das maiores estudiosas do mundo do assunto. A convite do IAB, esteve no Brasil em 2012 para o IV Seminário Internacional, que teve como temaEducação Infantil: evidências científicas e melhores práticas.

Assista no vídeo acima (apenas em inglês).