Alfabetização: em que consiste – como avaliar

3328

O Instituto Alfa e Beto lança nesta sexta-feira o livro Alfabetização: em que consiste – como avaliar. A publicação foi organizada por José Junca de Morais, doutor em desenvolvimento da cognição da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, e João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto.

O material conta com textos de cinco autores, todos pesquisadores e docentes em renomadas universidades da França, Itália, Bélgica e Portugal.

O livro apresenta respostas a perguntas que foram apresentadas aos quatro palestrantes do VII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, realizado em Belo Horizonte em 21 de agosto de 2014. As perguntas foram:

  • Que habilidades as crianças precisam para se alfabetizar?
  • Qual é a idade aproximada para o aluno aprender essas habilidades?
  • O que podemos esperar de crianças ao final do primeiro ano de educação formal?
  • O que a pré-escola deve ensinar para garantir que as crianças serão bem sucedidas ao iniciar a educação formal aos seis anos de idade?
  • O que mede a Provinha Brasil?

A resposta a essas perguntas é sempre oportuna – mas é particularmente importante no momento em que o país discute um currículo nacional e terá de enfrentar os seus desdobramentos em temas importantes como o são a avaliação, a formação de professores e as políticas relacionadas com livros e materiais didáticos.

O propósito dos Seminários Internacionais do Instituto Alfa e Beto é trazer ao debate educacional informações científicas atualizadas sobre temas relevantes. Esperamos que este volume contribua para qualificar e promover um necessário debate fundamentado sobre importantes questões da educação nacional.