Um dos maiores especialistas do mundo em alfabetização, José Morais, participa de webinário

4383

O pesquisador português José Morais é um dos maiores especialistas do mundo em alfabetização e um profundo conhecedor da educação brasileira. Ao longo das últimas décadas, contribuiu ativamente para políticas educacionais na França e em Portugal e, recentemente, acompanhou de perto as discussões em torno da Base Nacional Curricular Comum do Brasil.

As credenciais de Morais são vastas e é por isso que ele é o convidado do mês de fevereiro do Webnário Conaler, evento virtual organizado pelo Congresso Nacional de Leitura. A inscrição para o evento é gratuita e pode ser feita no site do Webnário Conaler. A conferência acontece no dia 06/02, às 20h, quando Morais conversará com os internautas sobre temas relacionados à alfabetização.

  • Para mais informações sobre o Webnário Conaler, clique aqui.
  • Para mais informações sobre o Congresso Nacional de Leitura, clique aqui.
  • Para adquiri o livro Criar Leitores: para professores e educadores, de José Morais, clique aqui.

Sobre José Morais

José Morais é professor emérito da Universidade Livre de Bruxelas, onde lecionou psicologia cognitiva, psicolinguística e psicologia da alfabetização. As consequências cognitivas da alfabetização, a aquisição da leitura e os mecanismos de reconhecimento de palavras são seus principais temas de investigação.

No Brasil, publicou em 2007, juntamente com outros importantes pesquisadores, o Relatório Alfabetização Infantil: Novos Caminhos, fruto de um grupo de trabalho instituído pela Câmara dos Deputados que tinha como principal objetivo atualizar as políticas públicas de alfabetização do país.

Também contribuiu com os Seminários Internacionais organizados pelo Instituto Alfa e Beto. Em 2011, participou do Seminário Especial Alfabetização: evidências internacionais sobre o que melhor funciona. Em 2014, apresentou o VII Seminário Internacional Como saber se o aluno foi alfabetizado?. No mesmo ano, foi presidente da Comissão Científica do II Fórum Mundial de Dislexia, ocorrido no Brasil. Em 2017, acompanhou a II Jornada Internacional de Alfabetização, que aconteceu em Natal (RN).

Morais é o presidente do Comitê Nacional de Ciências Psicológicas da Academia Real da Bélgica e foi membro da Comissão Científica do francês Observatoire National de la Lecture por 12 anos.