Alfabetizados com materiais do Instituto Alfa e Beto, alunos de Sobral (CE) publicam livro

3819

Um ano após ter sido alfabetizada com o programa Alfa e Beto, uma turma de alunos da Escola Vicente Antenor, em Sobral-CE, publicou um livro com contos autorais, autobiografias e versões de histórias da literatura brasileira.

A proposta de escrever o livro, que recebeu o nome de “Conto e Reconto”, partiu da professora Antonia de Fatima Campos (conhecida na escola como professora Jane) e teve apoio imediato dos alunos:

“A ideia surgiu da necessidade de revisar os gêneros textuais estudados e trazê-los para a vivência do aluno. Conversei com os alunos para ver o que eles achavam de fazer um livrinho com histórias criadas por eles e eles gostaram. Com o livro pronto, fizemos até uma tarde de autógrafo com as famílias. Foi uma sequência de atividades sobre gêneros textuais, revisando tudo o que tínhamos visto”, diz a professora.

A Coordenadora do programa Alfa e Beto em Sobral, Carmem Brito, comentou sobre a importância de projetos como o da professora Jane para o desenvolvimento dos alunos:

“A professora continuou no 2º ano com a mesma turma que havia alfabetizado e desenvolveu o projeto desse livrinho com eles. Ela é apaixonada pelo trabalho que realiza e adora os materiais do Instituto Alfa e Beto”, conta Carmen.

A professora utiliza o material do programa Alfa e Beto há 15 anos e é defensora do método fônico de alfabetização. Segundo ela, o método e os materiais utilizados no programa de alfabetização adotado em Sobral estimulam o gosto dos alunos pela leitura e propiciam iniciativas como a do livro “Conto e Reconto”:

“O fato de os alunos terem sido alfabetizados com o programa Alfa e Beto ajudou na realização do livro, porque eles se tornaram leitores com uma fluência boa. Quando o aluno lê bem, ele tende a ter uma boa compreensão de texto e a escrever bem”, acrescenta a coordenadora do Instituto.

O Programa Alfa e Beto de Alfabetização é utilizado há mais de 15 anos no município de Sobral, cidade que tem a melhor educação de ensino fundamental do Brasil, segundo avaliações realizadas pelo MEC.

Alfabetização

Alfabetização