Loading...

Blog

Como a Educação Infantil pode ajudar na alfabetização?

Aprender a ler é um processo difícil, que depende das relações que o cérebro faz entre os sons das palavras (fonemas) e suas representações escritas (grafemas). É um trabalho que começa aos poucos, ainda no berço, quando a família os cuidadores começam a conversar e a ler para o bebê, ampliando seu vocabulário. Quando chega à creche, por volta dos três anos, a criança típica ainda não está em condições de desenvolver a consciência dos fonemas. Mas nessa altura já é possível ajudá-la a tomar consciência de aspectos da estrutura da língua, tais como sua estrutura silábica, bem como sua prosódia e seu ritmo.

Esse processo de assimilação da língua é o tema do livro Alfabetização: em que consiste –como avaliar, lançamento do Instituto Alfa e Beto disponível para download para os leitores do Blog. A publicação traz artigos escritos por especialistas em alfabetização de renomadas universidades da Europa, que participaram do VII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, em 2014.

Um dos principais aspectos discutidos no livro é o papel da Educação Infantil no processo de alfabetização. As pesquisas apresentadas pelos estudiosos no seminário confirmam um fato que já falamos aqui no Blog: a pré-escola não é uma escola antes da escola. Ela não pode – e não deve – adiantar os conteúdos do 1º ano do Ensino Fundamental apenas para garantir que as crianças saiam dali alfabetizadas. Se isso acontece, outras funções tão importantes quanto a alfabetização serão prejudicadas.

Não significa, porém, que a Educação Infantil não possa criar um planejamento detalhado que inclui atividades para despertar o interesse dos pequenos pela língua escrita. De acordo com o livro, a pré-escola tem diversas funções – tanto do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo e da linguagem quanto do ponto de vista do desenvolvimento emocional e social. No que diz respeito à alfabetização, a ênfase na pré-escola deve se concentrar no desenvolvimento fonológico – respeitando a sua ordem natural que vai da palavra para sílabas, passando pela rima, até chegar ao fonema. As evidências mostram que essa ordem de ensinar é importante, pois no início da Educação Infantil a criança não desenvolveu plenamente a capacidade de para compreender um fonema.

Outra função importante da pré-escola é desenvolver o gosto pelo hábito de leitura – para que as crianças ampliem a compreensão oral e o vocabulário. Nesse sentido, os educadores podem colaborar de diferentes maneiras, tanto lendo em sala com a turma quanto indicando livros para os pais lerem com as crianças em casa.

Os artigos apresentados no livro abordam os vários aspectos da alfabetização e enriquecem o debate com evidências científicas complementares, robustas e convergentes. Para ler mais sobre o alfabetização e sobre o papel da Educação Infantil nesse processo, baixe o arquivo.

Clique aqui para baixar o livro

 

Você trabalha com alfabetização? Deixe um depoimento contando quais são seus maiores desafios com as crianças.

 

Comente

Uma resposta para “Como a Educação Infantil pode ajudar na alfabetização?”

  1. Boa noite. Tentei abaixar o livro ” Alfabetização: em que consiste –como avaliar” e não consegui, apareceu que a página não foi encontrada. Queria muito ler esse livro pois estou fazendo o Curso de Formação de Professor em Educação Infantil. Como faço para abaixar. Obrigada.

Deixe uma resposta



Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.