Dislexia: como identificar o transtorno precocemente?

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Nem todo aluno com dificuldade de aprendizagem sofre de Transtornos Específicos de Aprendizagem, como a dislexia. As dificuldades escolares podem ser decorrentes de diversos motivos, como a falta de interesse, o desempenho global prejudicado, problemas de atenção, dificuldades para compreender o que se pede ou até mesmo para fazer algumas tarefas. Quando falamos sobre problemas de aprendizagem, estamos nos referindo a algo extremamente amplo que envolve causas variadas.

Se essa dificuldade é atendida adequadamente pelo professor ou conta com o apoio especializado de um profissional da saúde, como um psicólogo ou um fonoaudiólogo, por exemplo, tende a ser sanada na grande maioria dos casos.

Contudo, no caso da dislexia, o acompanhamento deve ser ainda mais intenso para que a criança ou jovem seja capaz de criar estratégias para enfrentar sua dificuldade com mais segurança e eficácia. Por isso, entender o que é esse distúrbio e compreender seus sintomas é a principal maneira de evitar um diagnóstico precipitado e até uma medicação indevida das crianças.

Para auxiliar pais e educadores a identificar os Transtornos Específicos de Aprendizagem (que vão além da dislexia, incluindo também discalculia e disgrafia), o Instituto ABCD lançou neste mês uma publicação com informações úteis sobre como identificar alguns sinais precocemente, antes mesmo da alfabetização.

A cartilha Todos Entendem mostra, em linguagem simples e objetiva, como lidar com as dificuldades, oferecendo recomendações, respostas para as perguntas mais comuns, e sugestões de como contribuir para que a aprendizagem seja otimizada, mesmo em casos em que o transtorno é confirmado por profissionais capacitados.

Para ler a publicação, basta clicar no livro disponibilizado abaixo. Para baixar e ler offline, clique aqui.

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