Doze momentos do Instituto Alfa e Beto em 2015

2511

Trabalhamos juntos mais um ano para transformar a educação no Brasil. Obrigado pelo seu apoio e sua parceria neste ano de 2015.

Em 2016, o Instituto Alfa e Beto completa 10 anos de atuação. Será um ano de novidades, celebração e muito trabalho. Esperamos que vocês continuem conosco através de nosso site e redes sociais, que estarão de cara nova em janeiro.

Aguarde!

Enquanto isso, vamos recordar juntos doze momentos que marcaram nosso trabalho este ano.  E que venha um ano novo com mais novidades.

Boas Festas e Feliz 2016!

 

1 – Guia IAB de Educação Infantil


A Educação Infantil não é uma escola que vem antes da outra. Ela constitui um fim em si mesma e a forma privilegiada da criança aprender é pela brincadeira. Desta percepção nasce a proposta do Instituto Alfa e Beto para a faixa etária de 0 a 6 anos: aprender brincando e brincar aprendendo. Apoiado em sua vasta experiência e de seus profissionais em centenas de centro de Educação, creches, pré-escolas e outras instituições, além da análise exaustiva das melhores práticas disseminadas por diversos países e dos conhecimentos científicos mais atuais sobre o desenvolvimento infantil, o Instituto Alfa e Beto lançou no início de 2015 o Guia IAB de Educação Infantil, que traz nossa proposta para estimular e promover o desenvolvimento das crianças.

 

2 – Prêmio Prefeito Nota 10

premioprefeito

Este ano, o Brasil teve a oportunidade de conhecer quatro redes municipais de ensino que estão conseguindo assegurar educação de qualidade a todos os seus alunos. Essas redes deixaram de lado o conceito de ‘escola-modelo’, em que apenas uma unidade de ensino se destaca por sua excelência, para avançar e garantir bom nível de educação a todas as escolas e crianças. Seus gestores foram reconhecidos pelo Prêmio Prefeito Nota 10, que em sua primeira edição reconheceu quatro prefeitos – Guilherme Sampaio Landim, de Brejo Santo (CE), Otaviano Pivetta, de Lucas do Rio Verde (MT), Antonio Del Ben Jr., de Cerquilho (SP) e Corinha Beatris O. Molling, de Sapiranga (RS). Parabéns a todos os envolvidos. Em 2016, teremos uma nova edição. Aguardem.

 

3 – Manual do Gestor da Educação Infantil

educação

A gestão de uma creche ou pré-escola envolve inúmeros fatores, como crianças em fase de desenvolvimento, pais, professores, funcionários, insumos e diversos outros aspectos que afetam diretamente o dia a dia da instituição. Coordenar todos esses pontos é a missão primordial do gestor escolar. Para ajudar na tarefa, o Instituto Alfa e Beto lançou em maio a publicação Manual do Gestor da Educação Infantil, um guia de trabalho para gestores e coordenadores. Escrito pelo presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araujo e Oliveira, o livro é direcionado tanto a profissionais em início de carreira quanto aqueles que já estão em cargos de gestão há mais tempo.

 

4 – Guia de Boas Práticas para Transformar a Educação nos Municípios

 

O Guia de Boas Práticas para Transformar a Educação nos Municípios se destina a Prefeitos que queiram deixar a sua marca na educação de seus municípios e integra as ações relacionadas com o Prêmio Prefeito Nota 10. O guia carrega o princípio de que rede de ensino de qualidade é aquela em que o prefeito pode dizer  a seus eleitores: matricule seu filho em qualquer escola pública que eu garanto que ele terá o mesmo padrão de ensino. Se você deseja essa rede de ensino em seu município, compartilhe esse guia com o prefeito e o secretário de educação.

 

5 – VIII Seminário Internacional

seminário internacional

 

Ensino da língua e formação de professores. Esses foram os dois temas abordados por Roger Beard, professor e pesquisador de Universidade de Londres, nos dois dias do VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 14 de agosto. O evento reuniu mais de 200 convidados e debateu as principais evidências sobre o ensino da leitura, escrita e gramática e o processo de formação de professores dos países que mais se destacam em educação. O Seminário está disponível na íntegra e pode ser visto em nossa página do YouTube.

 

6 – Livro Ensino da Língua: o que dizem as evidências

 

O livro Ensino da Língua: o que dizem as evidências traz novas evidências e provocações sobre o que é necessário para garantir que as crianças aprendam a ler e a escrever, e é destinado a professores de Língua Portuguesa, especialistas em currículos, coordenadores pedagógicos e educadores de modo geral. O material foi escrito pelo professor Roger Beard, docente da Universidade de Londres e um dos mais renomados estudiosos do tema. Além de responder às dúvidas apontadas no Seminário, o pesquisador também apresenta ao leitor referências bibliográficas riquíssimas que ajudam a compreender melhor os desafios do ensino da língua.

 

7 – Concurso Galáxia Alfa na Minha Escola

galáxia alfa

 

Entre os meses de junho e julho deste ano, organizamos o Concurso Galáxia Alfa na Minha Escola, que destacou projetos de alfabetização feitos por educadores de todas as regiões do país com a ajuda do aplicativo Galáxia Alfa. Com 443 votos, a vencedora do concurso foi Silvana Cristina Gonçalves Guarda Lara de Lima, professora do 1º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I, de Nova Ramada, no Rio Grande do Sul. Ela viajou com uma acompanhante para o Rio de Janeiro e acompanhou o VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, com participação do pesquisador inglês Roger Beard.

 

8 – Livro Alfabetização: em que consiste e como avaliar

programa de incentivo à leitura

 

Lançado em setembro, este livro apresenta as respostas a cinco perguntas que foram apresentadas aos quatro palestrantes do VII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto realizado em Belo Horizonte em 21 de Agosto de 2014. Os quatro palestrantes responderam  a cinco perguntas sobre alfabetização, que servem de mote para debater o tema através de evidências. As respostas mostradas no livro são  oportunas e importantes, particularmente no momento em que o país discute um currículo nacional e terá de enfrentar os seus desdobramentos em temas importantes como o são a avaliação, a formação de professores e as políticas relacionadas com livros e materiais didáticos.

9 – IX Seminário Internacional

escola é importante?

 

Realizado em Brasília no início de novembro, o IX Seminário Internacional IAB debateu à luz das evidências científicas questões que fazem parte do debate educacional atual: quão importantes são os fatores familiares para explicar o desempenho dos alunos? Estabelecer sanções para escolas com baixo desempenho contribui para melhorar os resultados? Qual modelo pedagógico é mais apropriado? Esses questionamentos foram comentados pelo palestrante Gregory Elacqua, economista principal da divisão de Educação do Departamento do Setor Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e pelo professor José Batista Araujo e Oliveira. O evento também serviu para apresentar as duas últimas novidades do ano, que destacamos nos dois tópicos abaixo:

 

10 – Livro Educação Baseada em Evidências: como saber o que funciona em educação

 

escola é importante?

Há evidências e ponderações científicas que devem ser levadas em conta por todos aqueles que tomam decisões que afetam a vida dos alunos. Essas evidências são apontadas no livro Educação Baseada em Evidências: como saber o que funciona em educação, escrito pelo presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, o economista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Gregory Elacqua, e os pesquisadores Micheline Christophe e Matias Martinez. O objetivo é ilustrar como os pesquisadores formulam suas perguntas, obtêm e analisam os dados e chegam às suas conclusões – sempre provisórias e cercadas de cautelas. O livro foi lançado durante o  IX Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto.

 

11 – IDados

O Instituto Alfa e Beto anunciou em novembro o lançamento de sua nova frente de atuação: o IDados, que vai oferecer análises educacionais a partir de informações e dados públicos com o objetivo de promover debates qualificados sobre o tema na mídia e em meios acadêmicos e empresariais. O anúncio da iniciativa foi feito durante o IX Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto. O IDados oferecerá boletins educacionais periódicos sobre temas referentes à educação básica, profissionalizante e superior. O material será disponibilizado gratuitamente na internet. O Boletim número 1,  sobre o IDEB, já está no ar. Em breve, publicaremos o segundo lançamento do IDados. Fique de olho.

 

12 –  Instituto Alfa e Beto em VEJA.com

coluna do instituto alfa e beto

 

Para fechar um ano cheio de realizações, o Instituto Alfa e Beto lançou no site VEJA.com a coluna Educação em Evidência, assinada pelo presidente do Instituto, João Batista Araujo e Oliveira. O espaço é atualizado quinzenalmente e destaca, como o nome sugere, evidências do que funciona – e do que não funciona – em educação, debatendo os desafios do ensino público brasileiro. Clique aqui  para acessar a coluna.

********

Foi um longo e produtivo ano. Obrigado a todos que compartilharam com conosco essas conquistas.

Em 2016, voltamos com novidades!