Escola Municipal São Tomé, de Viamão (RS), melhora a fluência de leitura de seus alunos

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A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Tomé, em Viamão (RS), região metropolitana de Porto Alegre, obteve um salto nos índices de fluência de leitura após a utilização da Coleção Leituras Para o Ensino Fundamental, desenvolvida pelo Alfa e Beto Soluções. A turma do 3º  ano chegou a 91,3% de alunos com bons índices de velocidade e prosódia de leitura no 2º  semestre. Os testes mensais são desenvolvidos pelo Instituto Alfa e Beto e aplicados para aferir mensalmente o nível de leitura em que se encontram os alunos.

Robério Fernandes, coordenador regional do Instituto, explica que um dos segredos do sucesso da escola é seguir as recomendações: “Estive na Escola São Tomé e pude ver que eles fazem tudo como recomendamos. A evolução nesse tempo foi fantástica, e os resultados, excelentes”, ressalta.

A Coleção Leituras para o Ensino Fundamental I é composta por 100 livros paradidáticos voltados para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com a coleção, as crianças desenvolvem estratégias de compreensão de textos e fluência de leitura. Além disso, por meio de histórias divertidas e encantadoras, aprofundam em temas como Artes, Ciências, Geografia, História e Literatura.

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Com pouco mais de 254 mil habitantes, a cidade de Viamão é parceira do Instituto Alfa e Beto e, com o Ensino Estruturado, a cidade melhorou seus índices educacionais. A diretora Denise Camargo, da Escola São Tomé, comemora os avanços na qualidade da aprendizagem: “Para nossos alunos aprenderem com eficiência, é preciso que o professor compactue com a proposta pedagógica e esteja sempre atento ao planejamento e ao material didático. Com o Instituto Alfa e Beto, nosso desafio é aliar a pedagogia à gestão, o que traz aos professores  muita harmonia e segurança”, comenta.

O coordenador pedagógico Antônio Carlos Prestes Rodrigues, da mesma escola, ressalta a importância do trabalho realizado para o desenvolvimento de fluência e compreensão de textos: “Desde o começo, fiquei encantado com o método. Ele é muito forte e exige frequência por parte do aluno. Os testes de fluência de leitura também são muito importantes. E o mais interessante é que o sistema do Instituto Alfa e Beto não é engessado e permite que os professores tenham liberdade”, explica Antônio.

A turma do 4º ano da Escola São Tomé também obteve avanço expressivo nos índices de leitura. A classe finalizou a série de testes com 75% de aprovação em fluência de leitura. Para a professora Ana Paula Barbosa, o Ensino Estruturado permite que a escola se planeje melhor: “Os alunos dentro do sistema de Ensino Estruturado se mostram mais seguros e organizados, e apresentam grande crescimento pedagógico. A organização do tempo e da rotina permite que nós, professores, tenhamos um maior conforto e controle. Isso se reflete nos testes de fluência. Com o material do Instituto Alfa e Beto, sabemos onde devemos intensificar o trabalho para atingir alunos que ainda não estão dentro do esperado”, explica.