Evento mundial debate Dislexia em Belo Horizonte

1673

A dificuldade de algumas crianças em aprender a ler, escrever e soletrar pode ter diversas causas. Uma delas é a Dislexia, um transtorno de aprendizagem de origem neurológica que é caracterizado pela dificuldade com a fluência correta na leitura, decodificação e soletração. A Dislexia deve ser diagnosticada e tratada logo no início da vida escolar, garantindo o desenvolvimento acadêmico da criança.

Para discutir o treinamento de professores sobre como identificar e ensinar crianças disléxicas e outros assuntos relacionados ao tema, acontece em agosto em Belo Horizonte (MG) o II Fórum Mundial de Dislexia, que conta com o apoio do IAB. O tema do encontro é Políticas Públicas: abrindo canais para a identificação precoce e para as melhores práticas de Alfabetização. Entre os palestrantes estão José Moraes e Stanislas Dehaene, que já participaram de Seminários organizados pelo IAB. João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto, também está entre os conferencistas.

O programa explorará duas linhas de pesquisa relacionadas: o desenvolvimento das habilidades linguísticas de crianças em diferentes línguas e o treinamento de professores para que eles auxiliam no diagnóstico e tratamento da Dislexia. Um dos destaques do evento será a sessão chamada World Profile, na qual representantes de todas as seis línguas oficiais identificadas pela Unesco – árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol – apresentarão um relato dos trabalhos sobre A melhor prática no ensino da leitura e da escrita, desenvolvidos a partir de 2010.

O II Fórum Mundial de Dislexia é organizado pela Dyslexia Internacional, uma organização não-governamental  que conta com a colaboração de governos e membros da comunidade acadêmica ao redor do mundo. O objetivo da instituição é desenvolver estratégias que assegurem atenção e tratamento à população que sofre do transtorno e corre o risco de ser analfabeta e marginalizada por causa da Dislexia.

Além do IAB, o evento conta com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é coordenado pela Professora Ângela M. V. Pinheiro, titular do Departamento de Psicologia da instituição.

Para saber mais sobre o II Fórum Mundial de Dislexia, acesse:www. dislexiabrasil.com.br/wdforum2014/