IDados: nova frente de atuação do Instituto vai oferecer dados e análises sobre educação

2159

O Instituto Alfa e Beto anunciou nesta quarta-feira o lançamento de sua nova frente de atuação: o IDados, que vai oferecer análises educacionais a partir de informações e dados públicos com o objetivo de promover debates qualificados sobre o tema na mídia e em meios acadêmicos e empresariais. O anúncio da iniciativa foi feito durante o IX Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, realizado em Brasília com a colaboração do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O IDados oferecerá boletins educacionais periódicos sobre temas referentes à educação básica, profissionalizante e superior. O material será disponibilizado gratuitamente na internet. No evento, o presidente do IDados, Paulo Rocha e Oliveira, ratificou a importância de atrair a sociedade para discutir medidas eficazes para melhorar a educação e contribuir com o desenvolvimento do país.

“Nosso desafio é identificar temas que sejam importantes para o futuro da educação no país. O IDados vai fornecer dados que vão permitir empresários, jornalistas, gestores públicos e demais interessados no tema interpretar e entender os diferentes aspectos de medidas que são tomadas para melhorar o sistema educacional”, afirma Oliveira, que também é professor do IESE Business School, uma das mais importantes escolas de negócios da Europa.

O primeiro boletim, Esclarecendo o IDEB, já está disponível para download.  O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para monitorar e medir os avanços na qualidade do ensino no país. O objetivo do boletim inaugural do IDados é contribuir para o melhor entendimento desse indicador e problematizá-lo sob a luz das evidências. Os dados analisados foram coletados no site do MEC/Inep e limitados ao Ensino Fundamental e às redes municipais e estaduais. O boletim oferece uma leitura clara, objetiva e ilustrada com gráficos e tabelas para oferecer ao público uma análise mais aprofundada do IDEB.

Os próximos boletins já estão em produção. Em dezembro, o tema de análise será o Enem, principal exame de avaliação dos estudantes do ensino médio no país. O boletim seguinte abordará a Prova Brasil, avaliação dos estudantes do ensino fundamental. “O IDados foi criado para promover e qualificar o debate. Nosso objetivo não é oferecer opiniões, mas sim fornecer material para que pessoas interessadas em melhorar a educação no Brasil possam analisar os dados antes de decidir como atuar. Nosso trabalho é fornecer os dados para que as pessoas tirem suas próprias conclusões”, completa Oliveira.

 

**CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PRIMEIRO BOLETIM DO IDADOS**