Loading...

Blog

IV Simpósio AND: temas abordados

Aconteceu na última sexta-feira no Rio de Janeiro o IV Simpósio Internacional: Leitura e Escrita, organizado pela Associação Nacional de Dislexia (AND). Entre os palestrantes estavam José Morais, que participou do VII Seminário Internacional do IAB, e João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto.

Confira a seguir os temas abordados nas principais mesas do dia:

Pode a ciência contribuir para a alfabetização? – José Morais

Diante desta pergunta, José Morais (Universidade Livre de Bruxelas) passeia pelos significados semânticos dos termos alfabetização e código alfabético, e traça paralelos entre as definições do Ministério da Educação (MEC) sobre estes assuntos, que desconhecem e/ou desqualificam as evidências científicas.

O especialista esclarece que a escrita é um código e não uma simples notação onde uma coisa só tem um corresponde, contrário ao que prega o Ministério, já que um fonema pode corresponder a mais de um grafema.

Morais apresenta estudos que comprovam as descobertas científicas em relação a aquisição da leitura, da escrita e do processamento das informações no cérebro. O palestrante lembra que esse aprendizado é inconsciente e, portanto, invisível para um professor.

Este aprendizado se inicia com a sensibilidade aos fonemas, evolui para a consciência fonêmica, e depois para a decodificação e futuramente a identificação automática o que torna o leitor hábil. É neste ponto que a ciência pode contribuir, explicando a melho

Comente

Os comentários estão desativados.



Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.