João Batista Oliveira fala sobre políticas públicas de alfabetização na Conabe, nesta quinta, 24 de outubro

3675

O presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, participa nesta quinta-feira, 24 de outubro, em Brasília (DF), da 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe). Realizado entre os dias 22 e 25 deste mês, a Conabe é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC).

Na sessão especial “Políticas Públicas de Alfabetização”, João Batista Oliveira falará sobre o histórico das políticas de alfabetização no país, discorrerá sobre os principais entraves e dará sugestões sobre como o país pode avançar na área. “Os principais entraves – e as soluções capazes de superá-los – estão dentro do MEC. É necessário que o governo federal não passe em branco nessa questão fundamental da educação brasileira e faça algo de concreto”, diz.

Outro ponto a ser abordado pelo professor João Batista Oliveira será o resultado de programas de alfabetização baseados em evidências, como o do Instituto Alfa e Beto, em dezenas de cidades de todas as regiões do país. Na Conabe, os dois municípios convidados a falar sobre seus programas de alfabetização – Sobral, no Ceará, e Teresina, no Piauí – adotam há muitos anos o programa do Instituto Alfa e Beto.

Teresina é hoje a cidade com melhor desempenho na Prova Brasil tanto no 5º quanto no 9º ano do Ensino Fundamental, e na área de alfabetização a cidade também vem conquistando resultados cada vez melhores nas avaliações. Já Sobral há muito vem acumulando prêmios e outros reconhecimentos por ser a cidade com melhores resultados em todo o país desde a alfabetização até o 9º ano.

Na Conabe, no dia 22, a presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, Ada Pimentel, falou sobre sua experiência à frente da Secretaria de Educação de Sobral no período de 1997-2000. Ada era Secretária de Educação quando o município de Sobral engajou-se no Programa Escola Campeã, idealizado pelo Professor João Batista Oliveira e patrocinado pelo Instituto Ayrton Senna. No dia 23, foi realizada uma sessão especial sobre “experiências exitosas em alfabetização no Brasil”, com palestras de Kleber Montezuma, Secretário Municipal de Educação de Teresina, e Herbert Lima, Secretário Municipal de Educação de Sobral.

Neste vídeo, João Batista Oliveira adianta um pouco do que falará nesta quinta no evento. Ele explica porque o país precisa de uma política nacional de alfabetização, comenta a urgência de se colocar essa questão no centro das políticas públicas e aborda os equívocos conceituais básicos.

“No Brasil ainda persistem ideias equivocadas sobre o que é alfabetização, o que é alfabetizar, como e quando alfabetizar, quais são os métodos adequados, como avaliar para saber de fato se um aluno foi alfabetizado, a diferença entre ler e compreender. É uma cultura muito compartilhada no país que se reflete nos materiais usados nas escolas. É um mundo de equívocos que se consolidou”, explica.

Sobre o Conabe

A Conabe é uma iniciativa proveniente da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída em abril deste ano pela Presidência da República. No evento, de caráter científico, pesquisadores brasileiros e estrangeiros discutirão o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, literacia e numeracia. Além disso, a conferência permitirá a elaboração de um relatório que sintetize o conhecimento científico mais atualizado sobre os conteúdos.