João Batista Oliveira fala sobre o seu relatório “Para desatar os nós da educação – Uma nova agenda” em entrevista ao canal Futura

2619

Em entrevista ao programa “Conexão”, no canal Futura, o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, falou sobre os principais pontos abordados em seu relatório “Para desatar os nós da educação – Uma nova agenda”. A entrevista, conduzida pela apresentadora Karen Souza, analisa diversos temas como a evolução e o desempenho do sistema educacional brasileiro e aponta caminhos e soluções para o futuro.

Um dos principais pontos abordados por João Batista é a mudança demográfica que o Brasil vai passar e que pode permitir uma renovação do perfil docente: “O professor é a base do sistema educacional. Quando falamos em educação de qualidade, isso começa com o professor de qualidade. Agora, com a janela demográfica, nós temos uma grande oportunidade de renovar e atrair pessoas de alta qualidade para a docência”, avalia.

João Batista comentou sobre os principais pontos da nova agenda para a educação proposta em seu estudo: “A agenda atual é querer sempre mais. Mais escola, mais professor, mais dinheiro. Agora com a crise, o Brasil precisa aprender a ser mais eficiente e a vantagem é que nós vamos ter menos demanda. A nova agenda é fazer melhor com o dinheiro que temos”, avalia o professor.

Assista a entrevista completa através desse link.