João Batista Oliveira recebe o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

2477

O presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araujo e Oliveira, foi agraciado na terça-feira (22) com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, em solenidade no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Com a presença de parlamentares, autoridades do Exército, Marinha e Aeronáutica, do Ministério da Educação e especialistas da área, ele recebeu a medalha com a efígie de Darcy Ribeiro e o diploma de menção honrosa das mãos do presidente da Comissão de Educação da Câmara, Deputado Arnaldo Faria de Sá, e do Deputado Rogério Marinho, autor de sua indicação para o prêmio.

João Batista foi um dos três selecionados em todo o país para receber e edição 2016 do Prêmio, criado em 1988 com o objetivo de reconhecer pessoas e entidades cujos trabalhos mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira. Concorreram outras 32 indicações.

Além dele, que recebeu o prêmio como pessoa física, foram agraciados também neste ano o Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo, e o Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa.

“Gostaria de agradecer, especialmente, por essa atividade anual mantida pela Câmara dos Deputados, via o Prêmio Darcy Ribeiro, de olhar para a sociedade e procurar nela novas idéias e novos modelos para a educação em nosso país”, destacou João Batista. “Isso é um reconhecimento extremamente importante e necessário de que há vida além do governo e dos modelos convencionais. De que há inovação, idéias e debates feitos pela sociedade que podem, como numa cultura que sabe dialogar e valorizar o espaço das pessoas e do interesse comum, ser discutidos e levados em conta. É isso que assegura a democracia”.

João Batista lembrou que essa faceta inovadora está intrinsecamente ligada ao perfil de Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor e ex-ministro da Educação responsável pelo projeto de lei que deu origem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) – a nº 9394/96 – e inspirou o prêmio. “Darcy soube administrar as grandes pressões políticas na elaboração desse texto, porém, não abriu mão da inovação ao garantir em seu artigo 81 a organização de cursos ou instituições de ensino experimentais”, ressaltou. “Isso é como um ‘é proibido proibir’ na educação, garantindo que não se pode usar a lei para impedir ideias novas na área”.

Como presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista elencou três aspectos de sua atuação que, acredita, foram determinantes para a sua premiação: o de que todo o trabalho do Instituto se baseia em evidências científicas; o levar em conta em todos os processos o custo real de cada ideia e/ou modelo proposto; e a finalidade maior de cada ação ser sempre o aluno.

“Tudo o que fazemos no Instituto é permeado por esses três conceitos. E tudo seria melhor na educação do Brasil se utilizássemos, como na medicina e outras áreas fundamentais à sociedade, as evidências científicas para fundamentar as políticas propostas para a área, ao invés de ideias não testadas e improvisos; se as leis fossem votadas com base numa reflexão sobre o custo-benefício de sua implantação e se os autores das leis fizessem sempre a pergunta: quem vai ganhar com isso? A resposta tem que ser sempre o aluno”, enfatizou.

Reconhecimento 

O Deputado Rogério Marinho, que indicou João Batista para o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2016, declarou que era uma honra homenageá-lo e que ele “é uma das grandes referências da nossa moderna educação”. “João Batista é uma pessoa perseverante, criativa, inovadora e que, acima de tudo, como Darcy Ribeiro, tem coragem para defender as suas ideias e posições – independente da moda e da maré do momento e de serem elas politicamente corretas ou não”, afirmou.

“Não se discute hoje no Brasil o que acontece de experimentos na educação. Ideias e projetos que deram muito certo – como a reforma educacional que vem sendo realizada há  quase vinte anos em Sobral, no Ceará, na qual o professor João Batista e o Instituto Alfa e Beto tiveram importante participação, e que elevou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município para o mais alto do país atualmente”.

O presidente da Comissão de Educação, Deputado Arnaldo Faria de Sá, também destacou o trabalho de João Batista. “Ele tem uma vida inteira dedicada à educação, é um orgulho celebrar o seu trabalho e o dos demais premiados desse ano, porque é uma justa homenagem prestada pela Câmara dos Deputados aos brasileiros que ajudam a fazer o Brasil que queremos inventar. A sociedade precisa e quer ser valorizada por suas contribuições”, afirmou.

**

(No topo da página: João Batista Oliveira recebe o Prêmio Darcy Ribeiro das mãos do presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Arnaldo Faria de Sá / Crédito da imagem: Agência Câmara)

(No meio da página: João Batista Oliveira agradece a honraria em cerimônia na Câmara dos Deputados / Crédito da imagem: Agência Câmara)