Livro digital discute o papel da família no desenvolvimento das crianças

1899

Cada vez mais tem se tratado, nas diversas áreas do conhecimento, da importância da promoção do desenvolvimento integral na Primeira Infância, fase da vida das crianças que começa na gestação e termina por volta dos seis anos de idade. No entanto, pouca literatura tem sido produzida no Brasil a respeito da família como promotora desse desenvolvimento.

Buscando preencher essa lacuna, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) lançou neste mês uma publicação digital e gratuita sobre o papel das famílias no desenvolvimento integral das crianças. O livro, chamado Fundamentos da Família como Promotora do Desenvolvimento Infantil – Parentalidade em Foco*, traz oito capítulos que debatem o conceito de parentalidade nos diversos aspectos da vida das crianças, como saúde, cuidados e educação.

O objetivo da publicação é disponibilizar evidências para auxiliar profissionais que atuam com famílias grávidas e com crianças de até seis anos a empoderá-las em seu papel de cuidar, proteger e estimular o desenvolvimento integral dos pequenos. Como pano de fundo para isso, o livro trabalha com o conceito de parentalidade, um termo adaptado a partir da palavra parenting, da língua inglesa, que se refere ao “conjunto de atividades propositadas no sentido de assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento da criança”.

Os especialistas que assinam os textos do livro foram instigados a abordar, de forma multidisciplinar, diversos aspectos da relação família/pais/filhos que envolvem a promoção do desenvolvimento infantil na Primeira Infância. Entre os temas abordados estão:

1. Definições, dimensões e determinantes da parentalidade;
2. O papel das práticas e estilos parentais no desenvolvimento da Primeira Infância;
3. Parentalidade: uma via de mão dupla;
4. Contribuições da participação da figura masculina;
5. Família e desenvolvimento na Primeira Infância: processo de autorregulação, resiliência e socialização;
6. Ações da equipe de saúde da família no fortalecimento de cuidados familiares;
7. Família, escola e Educação Infantil;
8. Família e direitos das crianças.

A FMCSV trabalha pela promoção da Primeira Infância no Brasil e desenvolve diversos projetos na área de capacitação profissional e difusão do conhecimento em Primeira Infância. Entre eles, o Radar da Primeira Infância, um portal desenvolvido em parceria com o Instituto Alfa e Beto onde são divulgados, diariamente, artigos e pesquisas sobre Primeira Infância. O objetivo do Radar é oferecer conteúdo de qualidade e selecionado para profissionais de todas as áreas que atuam no atendimento de crianças e suas famílias.

 

Para saber mais, acesse:

*Download: “Fundamentos da Família como Promotora do Desenvolvimento Infantil – Parentalidade Em Foco”

Radar da Primeira Infância: conteúdo de qualidade para profissionais que atuam com Primeira Infância

Conversar é fundamental: desde o início da vida

Por que o Instituto Alfa e Beto investe na Primeira Infância?

O que é e qual a importância da Primeira Infância