Nova rodada de capacitação de multiplicadores do Programa Criança Feliz acontece em Goiânia

1514

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o Instituto Alfa e Beto (IAB) ministrou entre os dias 22 e 27 de maio, em Goiânia (GO), uma nova rodada de capacitação de multiplicadores do Programa Criança Feliz, do (MDSA).

O treinamento teve como objetivo capacitar um grupo de até 20 pessoas que futuramente serão multiplicadores em seus estados da metodologia “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança” (CDC), adotada pelo Programa.

Nos próximos meses, os multiplicadores vão repassar o que estão aprendendo a supervisores municipais e visitadores domiciliares

– Esta etapa da capacitação realizada em Goiânia complementa outras que já ocorreram este ano em diversos estados do Brasil. Especialmente nesta rodada, os multiplicadores estão recebendo o apoio da Dra. Jane Lucas, coautora da metodologia CDC – diz Walfrido Neto, do IAB.

Segundo Walfrido, no curso os multiplicadores aprendem a implementar a metodologia CDC, desenvolvida pela UNICEF e Organização Mundial da Saúde.

– Eles são capacitados, inclusive na prática, em visita a creches e residências, a trabalhar com as famílias o processo de interação entre os cuidadores e as crianças. A qualidade dessa interação é essencial para o desenvolvimento pleno das habilidades das crianças, sobretudo nos primeiros três anos de vida.

O Programa Criança Feliz visa promover o desenvolvimento pleno da criança, por meio de visitas semanais a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

– Os cuidadores serão apoiados e conscientizados sobre a importância de uma boa interação com as crianças, que devem receber os estímulos adequados por meio de conversas e brincadeiras – conclui Walfrido.