O que funciona em sala de aula?

1757

Quem trabalha no campo da Educação sabe que não há uma receita para resolver todos os problemas da prática em sala de aula. Há inúmeros fatores envolvidos e ações que variam a cada caso. Entretanto, seja qual for o desafio, há um fator que é imprescindível para garantir o sucesso do ensino: um bom professor.

Mesmo com todas as tecnologias que já chegaram às escolas, o professor ainda é o ator mais importante do processo educativo e, utilizando práticas pedagógicas eficientes e comprovadas, ele consegue alcançar os resultados esperados, capacitando os alunos para serem bem-sucedidos dentro e fora da escola.

Pensando em ajudar os educadores a refletir sobre esses temas, o Instituto Alfa e Beto elaborou o livro Profissão Professor: O que funciona em sala de aula, que apresenta uma coleção de artigos apresentados no I Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto, realizado em 2009. A publicação tem textos dos pesquisadores Clermont Gauthier, Steve Bissonnette, Mario Richard, José Morais, Roger Beard e Nuno Crato, que participaram do evento.

Em linguagem objetiva e recheada de exemplos práticos baseados em evidências, o livro oferece resposta para perguntas como: existem pedagogias eficazes? O que é pedagogia? Qual a diferença entre pedagogia e métodos? Como saber se uma pedagogia é mais eficaz do que outra? Como separar o efeito da pedagogia do efeito do professor? Existem pedagogias específicas para diferentes disciplinas? O que é comum a todas as disciplinas e o que é específico?

O livro é gratuito. Para baixar, preencha o formulário abaixo:

O material é indicado para educadores que já atuam em escolas e também estudantes das áreas de pedagogia e licenciaturas, oferecendo subsídio para ampliar o debate sobre a Educação.

Aproveite as férias escolares e tire alguns momentos para refletir sobre a sua prática profissional. Você verá como isso fará diferença quando você retornar a rotina de aulas. Aproveite, baixe agora!