Os impactos positivos da leitura para bebês | Palestra completa

2985

Na última semana, o Dr. Alan Mendelsohn, da escola de medicina da Universidade de Nova York, apresentou aqui no Brasil os resultados de uma pesquisa inédita realizada em parceria com o Instituto Alfa e Beto e IDados. O trabalho analisou um programa de incentivo à leitura para bebês realizado em Boa Vista (RR), no qual os pais de crianças matriculadas em creches recebem livros e orientações de como ler toda semana para seus filhos.

Ao final de um ano, a leitura constante (feita em casa duas vezes por semana, por um dos cuidadores) trouxe uma lista de benefícios para as crianças: melhores habilidades cognitivas, avanços na capacidade de memorização, menos problemas de comportamento, vocabulário mais amplo e, não menos importante, mais tempo dedicado para a leitura e conversa com as crianças, o que beneficiou as relações familiares.

Durante o IV Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, realizado em Brasília, Mendelsohn mostrou os resultados da pesquisa que mensurou esses impactos um ano após a implementação do programa. A apresentação foi transmitida ao vivo e agora compartilhamos o material completo, com tradução para o português.

Além de apresentação de Mendelsohn, o vídeo conta com uma mensagem de abertura de Denise Silva Rocha Mazzuchelli, coordenadora dos Programas Alfa e Beto para a Primeira Infância, e da prefeita Teresa Surita, de Boa Vista, município onde é realizado o programa de leitura. A proposta integra um conjunto de ações para prevenir disparidades na prontidão de famílias de baixa renda, realizadas através do programa Família que Acolhe.

Assista ao vídeo completo:


Foto: Ana Helena Munró
Gravação: Vocs

 

6 COMENTÁRIOS

  1. “A leitura é importante na vida dos seres humanos desde tenra idade.” Então, conhecedora de tal informação, sempre em minhas aulas de Artes na rede municipal de ensino, fiz muita leitura com os alunos. Tal relação com a leitura infantil foi levada também para o espaço doméstico, pois como já possuía muitos livros infantis quando engravidei, fazer de minha filha uma apaixonada pela leitura após seu nascimento foi quase instantâneo. Minha filha, hoje com 05 anos, é uma apaixonada por livros pois desde a barriga escutava historinhas. Lemos, em média, duas história por noite e criamos algumas. Desse processo criativo surgiu “Bianca e o Arco da Aliança” um lindo livro!
    A pequena Laura é, hoje, uma leitora assídua, ‘poetisa’ e declamadora … Parabéns pelo projeto

  2. Em 2006, fui selecionada pelo prêmio Viva Leitura com o projeto que desenvolvo ..”Meu broto .de leitura” com trabalho de leitura para.bebês.enviando para suas casas livros todos os finais de semana . Creio.firmemente nesta relação de leitura x família x escola ….desde então busco leituras que.comprovem está.minha “percepção ” … esta constatação só.vem somar o que há muito acredito ….muito obrigada!