Palestra de João Batista Oliveira na CONABE debateu como implementar uma política nacional de alfabetização

2326

O presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, realizou uma palestra hoje, dia 24 de outubro, na 1º Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (CONABE), em Brasília. O especialista falou na sessão especial “Políticas Públicas de Alfabetização” sobre como implementar uma política nacional de alfabetização. Sempre amparado em evidências científicas, abordou os principais desafios enfrentados pelo país na área de alfabetização e deu sugestões sobre como avançar nessa área.

 

João Batista Oliveira mostrou que não é só possível como desejável avaliar os resultados de políticas educacionais. Para isso, expôs os resultados do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Outro caso citado foi o da cidade de Sobral (CE), que utiliza o programa de alfabetização do Instituto Alfa e Beto desde o início deste século. Na sequência, foram apresentadas outras experiências exitosas em que secretarias de educação tiveram o Instituto Alfa e Beto como parceiro.

 

Na parte destinada aos desafios, João Batista Oliveira contestou a tradição de projetos, reformas e intervenções quase sempre marcados pelo apelo do “mais”: mais escolas, mais recursos e mais salários. O presidente do Instituto Alfa e Beto comentou, ainda, sobre o debate acerca da alfabetização na idade certa, a importância do ensino estruturado e mudanças que precisam ser implementadas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Por fim, João Batista explicou como o Brasil pode avançar na área da Educação.

 

Além de reduzir inconsistências por meio de políticas públicas baseadas em evidências, é necessário rever as orientações para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e repensar programas como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).