Prêmio Prefeito Nota 10: vencedores serão anunciados neste final de semana

1569

Neste final do semana, o Instituto Alfa e Beto fará o anúncio oficial dos vencedores da primeira edição do Prêmio Prefeito Nota 10, uma iniciativa pioneira do IAB que visa identificar e premiar municípios com elevado grau de municipalização de qualidade no Ensino Fundamental.

Além do vencedor nacional, que receberá o Prêmio no valor de 200.000 reais, serão concedidas menções honrosas aos quatro Prefeitos dos municípios que mais se destacarem em suas regiões.

Já a cerimônia de entrega do Prêmio acontecerá no dia 29 de abril, em São Paulo. Em parceria com o jornal Folha de S. Paulo, o IAB irá promover o debate Federalismo e Educação, seguido da entrega dos troféus aos Prefeitos vencedores.

O evento, que acontece às 19hs, é aberto ao público. Os interessados em participar podem se inscrever através do email: eventofolha@grupofolha.com.br. É preciso informar nome completo, telefone, RG e dizer de qual evento deseja participar.

O Prêmio Prefeito Nota 10 é uma iniciativa do IAB que visa identificar Prefeitos que trabalham para oferecer educação de qualidade a todas as crianças (assista ao vídeo acima). São 200.000 reais ao Prefeito do município cuja rede de Ensino Fundamental obtiver a melhor avaliação na Prova Brasil. Nas outras quatro regiões do país, o Prefeito do município que mais se aproximar do vencedor receberá uma menção honrosa.

Vale lembrar que para vencer o Prêmio não basta ter uma ou duas escolas que se destacam pela excelência: é preciso que toda a rede apresente bom resultado. De acordo com os critérios estabelecidos pelo Regulamento, o município vencedor deverá cumprir com os seguintes requisitos:

  • Municípios com mais de 20.000 habitantes: é comum que municípios pequenos tenham apenas uma ou duas escolas e, portanto, não se pode falar em “rede”.
  • Mínimo de 300 alunos avaliados no 5º e no 9º ano: massa crítica que permite a estabilidade das estatísticas e confiabilidade dos dados.
  • Matrícula de pelo menos 70% dos alunos na rede municipal: para atender ao objetivo de incentivar a municipalização.
  • Pelo menos 70% dos alunos acima dos padrões mínimos de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática definidos pela organização do Prêmio: para atender ao objetivo de estimular a qualidade e equidade. Esta é a evidência de que a rede tem padrão elevado de qualidade.

Para disputar ao Prêmio não é preciso inscrever-se. Todos os municípios que cumprem com os requisitos acima estão automaticamente concorrendo. Os vencedores serão computados a partir dos microdados da Prova Brasil 2013.

O Prêmio Prefeito Nota 10 é uma iniciativa do IAB que conta com a parceira da Gávea Investimentos e da Organização Odebrecht, além do apoio da Editora Abril.