Prova Brasil: Caculé (BA) tem desempenho melhor do que a capital Salvador

1976

Caculé, no interior da Bahia, tem muito o que celebrar com os resultados da Prova Brasil 2017, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). O município, parceiro do Instituto Alfa e Beto desde 2006, avançou de forma consistente e significativa na última década. Este ano, ficou à frente da capital do estado, Salvador, nos indicadores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Nos anos iniciais, na disciplina de Matemática, Caculé saltou da 55ª posição em 2007 para a 3º em 2017. Já em Língua Portuguesa, em 2007 o município ocupava a 30ª posição, passando para 6ª em 2017. Nos anos finais, em Matemática, aumentou 29 pontos desde 2007, saltando da 55ª posição para a 22ª no ranking baiano. Em Língua Portuguesa, não foi diferente, tendo a média municipal crescido 35 pontos, resultando na 22ª posição no estado.

Robério Dias, coordenador do Instituto Alfa e Beto na região, atribui o bom desempenho nas séries iniciais ao esforço dos gestores, professores e profissionais locais da educação, que juntos vêm buscando aprimorar cada vez mais as práticas pedagógicas, e ao método fônico. “Nossos materiais utilizam o método fônico, usado em praticamente todos os países que valorizam o aprendizado nos primeiros anos de vida”, avalia o pedagogo. Com a metodologia apropriada, os alunos aprendem mais e melhor, assegurando as ferramentas necessárias para o sucesso na vida escolar.

No fim do mês de agosto, Caculé recebeu profissionais do Instituto para uma apresentação a respeito dos currículos que norteiam todos os Programas desenvolvidos pelo IAB. “Temos a convicção, registrada em vários documentos do Instituto, de que nossas propostas são claras, simples e completas. Quando as comparamos com as propostas da BNCC, observamos que saímos em vantagem: temos tudo o que a BNCC propõe, só que apresentado de forma mais organizada e fácil de compreender”, sintetizou, em vídeo, o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira.