Quatro instrumentos para ajudar na alfabetização de crianças

6861

O Instituto Alfa e Beto nasceu há quase dez anos pela causa da alfabetização. Com projetos adequados para os desafios de ensinar a ler e a escrever no 1º ano da escolarização, o Instituto já ajudou a alfabetizar mais de 1 milhão de crianças por todo o Brasil.

Os materiais que se destacam nas escolas foram desenvolvidos por nossa equipe de especialistas para garantir um rápido processo de alfabetização. O objetivo é garantir que toda criança da sala consiga ler e escrever com 6 anos de idade. Apenas desse modo elas poderão aproveitar as demais etapas da escolarização sem prejuízos causados pelo analfabetismo – problema que, infelizmente, é muito comum em nosso país.

Quando presente nas escolas, os materiais do Alfa e Beto garantem rápido avanço da turma, de maneira homogênea, mas respeitando as individualidades dos alunos. Além disso, os livros, os cadernos de atividades e o aplicativo também podem ser usado em casa por pais que desejam complementar o processo de alfabetização de seus filhos. Abaixo descrevemos quatro instrumentos desenvolvido por nossa equipe que auxiliam esse processo. Confira:

Galáxia Alfa

O Galáxia Alfa é um aplicativo para tablets com sistema Android voltado para crianças em fase de alfabetização. Cada fase do jogo é uma etapa desse processo e cada avanço da criança no jogo significa um novo aprendizado. O aplicativo pode ser implementado em escolas – em conjunto com o programa de alfabetização (leia mais no próximo tópico) ou não – ou também no tablet utilizado pela criança em casa. São mais de 2.000 atividades dentro do jogo, programado para ser jogado ao longo de todo um ano letivo, meia hora por dia. Conheça mais no vídeo a seguir:

Programa de Alfabetização

O Programa Alfa e Beto de Alfabetização inclui um conjunto rico e variado de materiais para o aluno, professor, classe e escola. Com bonecos (os famosos Alfa e Beto, mostrados na foto acima), jogos e livros didáticos, as crianças aprendem a ler e a escrever brincando. Além disso, o programa também inclui manuais para a escola e testes para medir o nível de aprendizado dos alunos. O objetivo dos livros e ferramentas pedagógicas é assegurar que todos os estudantes dominem o nível básico de fluência em leitura e escrita ao final do 1º ano do Ensino Fundamental. A proposta pedagógica do Programa de Alfabetização está baseada no método fônico, comprovadamente o mais eficaz para promover a alfabetização de crianças e adultos. Cada coleção e livro do programa também pode ser adquirido separadamente por famílias que desejam complementar a alfabetização de seus filhos.

Coleção de Livros Gigantes

A Coleção Livro Gigante inclui três livros: Conte Outra Vez, Chão de Estrelas e Leia Comigo. Chamados de gigantes por causa de seu enorme tamanho comparado a livros comuns, esses livros chamam logo de cara a atenção das crianças (e também dos adultos), despertando o interesse pela leitura. Cada um deles possui 20 ou mais textos selecionados para refletir uma diversidade de gêneros e situações familiares ao desenvolvimento infantil. Todo o material é ricamente ilustrado por um artista plástico ou ilustrador. Vários textos remetem a músicas, danças, movimentos, poemas familiares ou situações que envolvem jogos e contagem de números. A coleção, além de ajudar crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, também pode ser utilizada pela família nos momentos de leitura em casa, tão importantes para o desenvolvimento das crianças.

Coleção Grafismo e Caligrafia

A Coleção Grafismo e Caligrafia propõe atividades de desenvolvimento do grafismo e reconhecimento das formas das letras para crianças em fase de alfabetização, podendo também ser usado por crianças de outras etapas que apresentem dificuldades com leitura e escrita. O material é composto de três livros e vídeos que mostram desde o uso correto do lápis até comandos e sequências que a criança deve aprender para escrever de maneira clara, legível e fluente. O primeiro livro é uma introdução ao mundo da língua escrita, com atividades para crianças de 4 anos de idade. O segundo livro tem foco nas atividades que visam o aprendizado do traçado das letras de forma e o respeito a linhas e margens, e é voltado para crianças de 5 anos. Já o terceiro livro da coleção apresenta atividades para o domínio de letras cursivas (de mão), bem como questões de lógica como padrões e sequências, números e formas geométricas. Esse último é direcionado para crianças de 6 anos. A vantagem da coleção é que ela traz instruções para o adulto de como ensinar as crianças a compreender as palavras, facilitando o trabalho de pais e professores.

****

Você já utiliza algum desses materiais? Escreva seu depoimento e conte como esses instrumentos te ajudaram no desafio de alfabetizar as crianças.

2 COMENTÁRIOS