Série de artigos vai debater os desafios da educação no Brasil

2102

Neste ano, o Instituto Alfa e Beto completa 10 anos de existência. Ao longo de sua história, o Instituto foi precursor de muitos debates educacionais, tendo em seu DNA a educação baseada em evidências e a busca por práticas pedagógicas comprovadamente eficazes.

Assim, temas como alfabetização na idade certa, currículo nacional, investimento na Primeira Infância, uso do método fônico no ensino de leitura e escrita, e diversificação do Ensino Médio, dentre outros, ganharam espaço na imprensa, entre formadores de opinião, acadêmicos, educadores e também passaram a ser melhor compreendidos pelo público em geral.

Dando continuidade e fortalecendo seu compromisso de ampliar o debate educacional no Brasil, a partir do dia 31 de março passaremos a publicar uma série de dez artigos sobre estes e outros temas, destacando os avanços em cada área ao longo da última década. Os textos serão assinados por especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação e que trarão suas contribuições.

O primeiro artigo será assinado por Maílson de Nóbrega, economista e ex-Ministro da Fazenda, e terá como tema um assunto bastante pertinente: o impacto da educação na produtividade do país. Confira um trecho do artigo:

O setor produtivo reclama da perda de competitividade pela má qualidade do sistema tributário e da legislação trabalhista, dos excessos de intervenção estatal e das más condições da operação da infraestrutura e da logística. É o “custo Brasil”. Mas a baixa qualidade da educação, origem da baixa produtividade do trabalho, que obriga as empresas a realizar gastos de preparação da mão de obra em níveis superiores aos de seus concorrentes nos mercados mundiais, tem sido pouco enfatizada nas reivindicações de políticas industriais e de outras favoráveis ao desenvolvimento.

Ao longo do ano serão dez artigos, publicados mensalmente em nosso site. A série de textos possibilitará uma análise dos avanços – e também retrocessos – do ensino no Brasil e constituirá em um documento único e de grande interesse de todos aqueles que se preocupam com os rumos da educação no país.

Junte-se a nós neste debate. Deixe registrado aqui nos comentários: qual assunto você gostaria de ver debatido em nossa série?

1 COMENTÁRIO