Teresina comemora sucesso na Prova Brasil

1445

No dia 13 de setembro, a Secretaria de Educação de Teresina convidou os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas para celebrarem junto com a equipe da Secretaria o sucesso na Prova Brasil de 2017.  Teresina ficou em 1o lugar dentre as capitais, tanto no 5o quanto no 9o ano. O resultado não foi de todo inesperado, tendo em vista que o município já vem numa trajetória de crescimento desde 2013.

Na oportunidade o Prof. Kleber Monteuma, Secretário de Educação do Município, agradeceu a todos e fez menção especial à contribuição do Instituto Alfa e Beto. Ele se lembrou do dia em que o Prof. João Batista Oliveira o chamou para uma conversa e propôs utilizar no 9o ano a mesma estratégia que o Instituto havia concebido, anos antes, para Sobral.

Na sua fala, o presidente do Instituto Alfa e Beto apresentou os dados da rede e mostrou aos diretores diferentes ângulos para analisar os resultados da Prova Brasil. De modo geral, salientou dois aspectos – além, claro, da melhoria geral. Primeiro, as escolas com melhores e piores notas continuam as mesmas, há pouca mobilidade, e, portanto, pouco esforço para chegar no topo. Segundo, permanece elevada a disparidade entre escolas.

Após a apresentação, os diretores e coordenadores fizeram muitas perguntas e assim deram oportunidade para examinar em profundidade diversas estratégias que podem ser usadas para consolidar e aprofundar os avanços. De modo especial, chamou a atenção para a importância de o município estabelecer um currículo rigoroso, mas que seja elaborado de forma simples e clara, e ofereceu mais uma vez a colaboração do Instituto para esse empreendimento.

“O Instituto Alfa e Beto se congratula com o sucesso de Teresina e vai continuar envidando seus esforços para contribuir para essa vigorosa iniciativa”, concluiu o presidente do Instituto Alfa e Beto.