Universidade Columbia oferece bolsa de estudos para jornalistas brasileiros

2016

A área de educação é uma usina de notícias que, se bem contadas, são de extrema utilidade pública. Escrever sobre educação na mídia, porém, não é uma tarefa trivial. A educação é antes de tudo, algo extremamente complexo. É difícil cobrir educação. Os índices, os indicadores, os sistemas de avaliação, os debates, as ideologias que se insinuam com cara de teorias – enfim, esta é uma área que exige muito preparo.

Preparar bem os jornalistas desta área é um desafio em todas as partes do mundo. Pensando nisso, em 2007, a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, criou o programa Spencer Fellowship, uma iniciativa que oferece mentoria para jornalistas com professores dos cursos de Educação e Jornalismo da universidade, ambos reconhecidos mundialmente por sua qualidade. O objetivo é oferecer formação adequada para jornalistas trabalharem melhor com o tema e disseminarem de forma mais eficiente informações relevantes em revistas, jornais, portais, rádios, etc.

A boa notícia é que a partir de 2016 o programa irá, pela primeira vez, oferecer quatro vagas para jornalistas estrangeiros, incluindo brasileiros. As inscrições já estão abertas e terminam em 1º de fevereiro. Os aprovados receberão um comunicado em abril e começam o ano letivo em setembro de 2016. O programa tem duração de um ano, período no qual os jornalistas desenvolvem um projeto de reportagem com a mentoria de um professor da universidade.

As inscrições para o projeto são gratuitas e os selecionados irão receber uma bolsa de estudos no valor de 75 mil dólares, além de 7.500 dólares para custear gastos acadêmicos. Durante o programa, os selecionados vão assistir aulas na faculdade de Jornalismo e de Educação de Columbia e serão matriculados como alunos da instituição. Entretanto, o curso não oferece titulação.

O objetivo é que eles produzam uma reportagem ou projeto especial sobre o tema da Educação e, ao final, devem publicá-lo em um veículo de comunicação. Todo o programa será feito em inglês, por isso é imprescindível que os candidatos sejam fluentes.

O curso é coordenado por LynNell Hancock, jornalista e escritora especializada em políticas públicas educacionais voltadas para as famílias e a infância e professora de Columbia. LynNell esteve no Brasil em 2013 a convite do Instituto Alfa e Beto para participar do V Seminário Internacional IAB, que teve como tema a cobertura do tema Educação pela imprensa.

De sua apresentação no Seminário, resulta a publicação Cobertura da educação pela mídia: melhores práticas, um livro para jornalistas e interessados no tema. A publicação está disponível para download gratuito.

Para se inscrever no processo seletivo da bolsa de Columbia, o jornalista deve apresentar os seguintes documentos, todos em inglês:

  • Um currículo ou biografia profissional;
  • Três exemplos do trabalho publicado sobre o tema Educação, traduzidos para o inglês;
  • Um projeto de reportagem sobre o tema e uma apresentação demonstrando o interesse pelo tema e como as habilidades profissionais demonstram a capacidade de fazer a cobertura de Educação;
  • Uma carta garantindo que a reportagem será publicada e um termo de compromisso garantindo que o jornalista irá acompanhar o tema em longo prazo;
  • Uma proposta dos programas que pretende acompanhar em Columbia, bem como a indicação de nomes de professores para o programa de mentoria;
  • Uma redação sobre as tendências de educação que o jornalista tem observado. Este texto não precisa estar relacionado ao tema da pesquisa;
  • Três cartas de recomendação, sendo uma da publicação que irá divulgar o trabalho final.

A inscrição pode ser feita pela internet neste link.

O Instituto Alfa e Beto se coloca à disposição para auxiliar jornalistas que desejam se inscrever no programa. As dúvidas podem ser enviadas para comunicacao@www.alfaebeto.org.br.