Cases de Sucesso

TRIZIDELA DO VALE - MA

O município de Trizidela do Vale, no Maranhão, apesar de ter se emancipado há menos de 30 anos, não quer perder tempo com a melhoria educacional de seus cidadãos. A cidade, na última década, até obteve melhora em seus resultados, mas ainda convivia com um grave problema: os estudantes não estavam sendo alfabetizados. Para resolver essa dificuldade, fez uma parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), para que os índices nesse segmento melhorassem. Na última avaliação do SEAMA (Sistema de Avaliação do Maranhão), realizada em 2022, os índices deixaram as autoridades locais frustradas. Somente 3% dos alunos estavam no nível fluente de leitura, e mais de 50% no nível pré-leitor.

PARCERIA COM INSTITUTO NATURA E FUNDAÇÃO LEMANN

O programa Alfa e Beto na TV inaugurou um formato de teleaulas que não havia na experiência brasileira. De modo particular, a interação que o programa proporciona (professor com bonecos, bonecos entre si e bonecos com as crianças) contribui para reter a atenção e conquistar as crianças, mesmo em aulas longas, de 40 minutos. A modularização do programa em blocos também ajuda a quebrar a monotonia da aula expositiva típica das teleaulas. A partir da experiência bem-sucedida com o Alfa e Beto na TV – 1º ano, o Instituto Alfa e Beto ampliou os conteúdos para novas séries – da pré-escola até o 5º ano do Ensino Fundamental.

BOM JESUS – PI

Em Bom Jesus, Piauí, o desafio educacional foi enfrentado a partir de 2015, quando apenas 40% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizados. Com uma população de quase 24 mil habitantes, a rede escolar municipal, composta por 16 escolas e cerca de 5 mil alunos, buscava metodologias eficazes para reestruturar o aprendizado e a gestão, evitando reprovações ao final do ano. O Programa Alfa e Beto de Alfabetização foi implementado de 2015 a 2020, utilizando o método fônico e aspectos da Ciência Cognitiva da Leitura. Em paralelo, programas de Língua Portuguesa e Matemática, de 2º ao 5º ano, visaram alinhar propostas pedagógicas, métodos, materiais e apoio ao professor.

CORURIPE – AL

O município de Coruripe, Alagoas, enfrentou o desafio de melhorar a qualidade da educação municipal em 2003, ao buscar a colaboração do Instituto Alfa e Beto. Com 20 escolas e mais de 13 mil alunos, a intervenção começou com o Programa Alfa e Beto de Alfabetização no 1º ano, utilizando métodos fônicos e princípios cognitivos da leitura. De 2012 a 2015, expandiu-se para os programas de Língua Portuguesa e Matemática do 2º ao 5º ano, enfocando o desenvolvimento da leitura, escrita e habilidades matemáticas. O treinamento intensivo envolveu professores, diretores e coordenadores, com acompanhamento semanal e análise regular de dados.

TERESINA - PI

Teresina, a capital do Piauí, enfrentou desafios educacionais em 2013, com quedas nas notas da Prova Brasil e apenas 48% dos alunos concluindo o 1º ano alfabetizados. Em parceria com o Instituto Alfa e Beto, foram implementados programas de ensino estruturado, focando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com uma população de cerca de 864 mil pessoas, a rede escolar municipal atende 59.174 alunos em 210 escolas. A intervenção incluiu o "Alfabetiza Teresina" e programas de revisão em Matemática e Língua Portuguesa. O Instituto ofereceu capacitação anual para mais de mil professores e gestores, resultando em um notável crescimento nas notas do Saeb. Teresina conquistou o melhor desempenho entre as capitais brasileiras em 2019, destacando-se em Matemática e Língua Portuguesa nos 5º e 9º anos.

CACULÉ – BA

Em 2006, apenas 50% dos alunos eram alfabetizados ao final do 1º ano do Ensino Fundamental em Caculé, Bahia, resultando em baixo desempenho nas avaliações da Prova Brasil. Buscando uma solução, os gestores municipais firmaram parceria com o Instituto Alfa e Beto em 2007 para superar esse desafio. O programa implementado incluiu um sistema de ensino estruturado para a Educação Infantil e séries iniciais, focando na alfabetização no 1º ano. A intervenção envolveu capacitação de professores, fornecimento de materiais e avaliação constante. De 2007 a 2020, mais de 21 mil alunos foram impactados, elevando Caculé da 55ª para a 8ª posição em Matemática e da 30ª para a 5ª em Língua Portuguesa nos anos iniciais da Prova Brasil. A rede municipal obteve o melhor resultado no Saeb entre municípios baianos com mais de 20 mil habitantes, indicando avanços significativos e consistência nos resultados.

SOBRAL – CE

Há mais de 20 anos, o município de Sobral, Ceará, em parceria com o Instituto Alfa e Beto, iniciou uma transformação educacional para elevar a qualidade do ensino, com foco em alcançar todas as crianças. A cidade adotou o Programa Alfa e Beto de Alfabetização em 2003, visando alfabetizar as crianças no 1º ano do Ensino Fundamental. Com uma população de 208.935 habitantes e uma rede escolar de 65 escolas atendendo mais de 33 mil alunos, Sobral se destacou pela implementação de programas de correção do fluxo escolar, gestão eficaz e ensino estruturado. O impacto positivo foi evidenciado pelo aumento progressivo nas notas da Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática, principalmente nos anos iniciais. Sobral perdeu a liderança em 2019, mas manteve um desempenho notável.

SOBRAL – CE

Este estudo de caso responde à solicitação do Secretário de Educação de Sobral - CE Francisco Herbert Lima Vasconcelos, buscando esclarecer os elementos que contribuíram para o sucesso educacional no município. Diferenciando-se de estudos anteriores, esta análise visa maior transparência nos fatores que impulsionaram e mantêm o êxito educacional em Sobral. Baseando-se em documentação existente, entrevistas com dirigentes da Secretaria e questionários respondidos por pais, professores e diretores das escolas locais, o estudo destaca dois conjuntos de fatores. O primeiro, aplicável a qualquer município, envolve a adoção de princípios e práticas do ensino estruturado, com integração eficiente entre pedagogia e gestão. O segundo conjunto, específico de Sobral, destaca-se pela qualidade, consistência e continuidade da implementação, aspectos cruciais para o sucesso duradouro.

VIAMÃO - RS

Os gestores municipais de Viamão, Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Raiar, buscaram a colaboração do Instituto Alfa e Beto no início de 2018 para superar desafios educacionais. Diante dos resultados estagnados em Língua Portuguesa e declínio em Matemática nas Séries Iniciais da Prova Brasil de 2017, a intervenção foi crucial. Com uma população de aproximadamente 255 mil pessoas, a rede escolar municipal de Viamão, composta por 62 escolas e 25 mil alunos, enfrentava a necessidade de aprimorar a primeira infância e as habilidades fundamentais para a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental. Em apenas dois anos, Viamão testemunhou uma transformação significativa na gestão e operação educacional, refletida em um notável crescimento de 12,2% nas notas de Matemática e 8,8% em Língua Portuguesa do 5º ano da Prova Brasil, de 2017 a 2019.

IMPACTO DAS INTERVENÇÕES

Esse relatório apresenta resultados de várias iniciativas e ações do Instituto Alfa e Beto ao longo de seus 14 anos de existência. Os programas do Instituto Alfa e Beto já foram usados por mais de 2 milhões de alunos, sendo pouco mais de 1,2 milhões no programa de alfabetização do 1º ano e os demais em programas que vão da pré-escola ao 5º ano, além de programas de revisão e outros que abrangem as séries finais. Esses programas foram implementados em mais de 8 redes estaduais de ensino e em mais de 1.000 municípios – sendo que alguns deles permanecem usando vários de nossos programas ao longo dos anos. Os resultados estão organizados por nível – Educação Infantil, Alfabetização, Séries Iniciais e Outros. Em cada nível, são apresentadas evidências sobre o impacto de programas ou intervenções específicas, brevemente descritas.

GUARATINGUETÁ - SP

O projeto “Cientista Alfa e Beto”, idealizado pelo Instituto Alfa e Beto, é apoiado pela BASF por meio da iniciativa BASF Conectar para Transformar.  Anualmente a BASF seleciona projetos de impacto social e ambiental para serem implementados nas cidades onde a empresa atua, com foco nas áreas de educação científica; empregabilidade; ou educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. Os projetos apoiados pela empresa impactaram mais de 233 mil pessoas em 2016 e 2017. O Projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Guaratinguetá (SP) e tem como tema a educação científica e ambiental. O foco é o aprimoramento do estudo do tema nas aulas de Ciências e Geografia.

PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DE NOVA YORK

A revista científica Pediatrics acaba de publicar os resultados de um estudo pioneiro que avaliou o impacto de um programa brasileiro de incentivo à leitura voltado para famílias de baixa renda com crianças pequenas. O estudo foi realizado por pesquisadores do Instituto Alfa e Beto em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York (NYU). Editada pela Academia Americana de Pediatria, a Pediatrics é uma das publicações mais importantes do mundo na área do desenvolvimento infantil. Os resultados surpreenderam os pesquisadores. Além dos ganhos esperados no vocabulário das crianças, o estudo registrou impacto relevante na qualidade do relacionamento dos adultos com as crianças, reduzindo a violência dentro de casa. Foram observados, ainda, impactos significativos no desenvolvimento cognitivo e no QI (quociente de inteligência) das crianças. Realizado entre 2014 e 2015 no município de Boa Vista (RR), o estudo envolveu beneficiários do Programa Bolsa Família atendidos pelo Programa Família que Acolhe (FQA), uma política de Primeira Infância implementada com a colaboração do Instituto Alfa e Beto.