Ceará tem o município com melhor gestão da educação

1802
Escola emocional

O município cearense de Brejo Santo (na Região do Cariri) conseguiu ter o maior percentual de alunos com desempenho considerado adequado na Prova Brasil de 2013, conforme levantamento do Instituto Alfa e Beto (IAB). Além do vencedor nacional do prêmio Prefeito Nota 10, o Ceará se destaca como o único estado do Nordeste a ter outros dois municípios entre os finalistas: Sobral (Região Norte) e Novo Oriente (Sertão de Crateús). Prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim, será premiado pelo resultado no próximo dia 29, em São Paulo.

Esta é a primeira edição da premiação, concedida pelo IAB, com o objetivo de reconhecer o trabalho de gestores comprometidos com igualdade na educação e de chamar a atenção para políticas educacionais que são capazes de promover padrão de qualidade na rede municipal.

“A gente acredita que investir no professor para que ele possa dar um retorno positivo para o aluno, é nosso segredo”, diz o prefeito Guilherme Landim. Ele ressalta ações como prioridade no pagamento dos professores, investimentos em infraestrutura, merenda escolar de qualidade e formação continuada de docentes como primordiais ao desempenho.

O presidente do IAB, João Batista Araújo Oliveira, ressalta que, ao dar visibilidade ao prefeito, são destacados a importância de municipalizar a responsabilidade pela educação, a qualidade no ensino como um todo, não apenas com base em uma escola específica; e o exemplo de que boas reformas são iniciadas por bons gestores.

Desempenho

Apesar de ser um município com PIB per capita menor do que o das quatro outras cidades que receberão menção honrosa pelo desempenho regional, os resultados na Prova Brasil (medição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação) fazem com que Brejo Santo supere resultados de capitais.

A partir da premiação, o IAB busca difundir as estratégias usadas pelos gestores com desempenho positivo.

“Os índices mostraram que Brejo Santo tem um diferencial: o fazer todo dia o que precisa ser feito – aula todos os dias no horário certo e professores dentro da sala de aula”, pontua a secretária de Educação, Jaqueline Braga.

As cidades de Sobral e Novo Oriente ficaram entre os finalistas ao prêmio de melhor gestor. Além da qualificação de um projeto pedagógico, o prefeito Veveu Arruda (Sobral) ressalta a importância do envolvimento da família no processo da educação. “Nenhum professor, por melhor que seja, substitui o papel de educador do pais”, frisa. O POVO não conseguiu contato a Prefeitura de Novo Oriente.

Saiba mais

Sobral foi a cidade no Brasil com o maior percentual de alunos das séries iniciais com bom desempenho na Prova Brasil (87%), mas deixou a desejar nas séries finais (45%) e não cumpriu a exigência de a rede municipal atender ao menos 70% das matrículas das séries finais.

Novo Oriente tem quase 100% dos anos iniciais e finais municipalizados, mas teve mal desempenho nas séries finais (19% de alunos com desempenho adequado), apesar do bom desempenho nas séries iniciais (69%).

Brejo Santo teve 71% dos alunos das séries iniciais e 45% dos das séries finais com bom desempenho e tem rede pública que atende quase 100% das matrículas em ambas as séries