Como a fluência de leitura está relacionada à compreensão de textos?

Pesquisa mostra através de estudo com alunos do 2º ao 4º ano que uma boa fluência em leitura implica em melhor compreensão textual

757
Nobel da Economia e a formação de elites

Um estudo conduzido por João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, e Isabella Starling, pesquisadora da mesma instituição, revelou que alunos fluentes em leitura geralmente têm um melhor entendimento do conteúdo dos textos. A pesquisa foi publicada pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

O estudo investigou a associação entre fluência em leitura e compreensão de frases em alunos do 2º ao 4º ano. Durante o estudo, os alunos realizaram duas tarefas. A primeira envolveu a leitura de um texto em voz alta para medir a fluência em leitura, enquanto a segunda consistiu em completar frases para avaliar a compreensão.

Os resultados apontaram para uma clara ligação entre a fluência em leitura e a compreensão de texto. Isso sugere que incentivar a prática extensiva de leitura pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão de leitura.

Confira o estudo completo: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/631