Comparação do Currículo

Proposta IAB BNCC 1º ano BNCC 2º ano PNA
Alfabeto e grafemas Discriminar letras e palavras de outras formas de representação EF01LP04 - Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos Ensino sistemático, organizado como sequência delimitada por etapas fixas: partindo das unidades menores para as maiores.
Identificar as letras do alfabeto EF01LP10 - Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras
Recitar o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa EF01LP10 - Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras EF02LP06 - Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
Fazer corresponder as formas minúscula e maiúscula da maioria das letra do alfabeto EF01LP11 - Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas
Identificar letras de diferentes formas gráficas (maiúsculas, minúsculas, cursiva, bastão, etc.) EF01LP11 - Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas EF02LP07 - Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
Decodificação Identificar correspondências entre fonemas e grafemas EF01LP05- Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. EF01LP08- Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. EF01LP07 - Identificar fonemas e sua representação por letras. Alfabetização como aprendizagem das relações letra-som. Ensino explícito das associações entre letras e fonemas.
Identificar o valor de grafemas conhecidos em diferentes lugares da palavra EF01LP02 - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas
Decompor uma palavra ouvida nos respectivos fonemas e grafemas EF02LP02- Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
Usar técnicas de análise e síntese de fonemas para pronunciar (decodificar) uma palavra escrita Ênfase na aprendizagem das capacidades de decodificar e codificar.
Discriminar pares mínimos
Repetir imediatamente depois da apresentação oral, sem erros de identidade ou de ordem, palavras e pseudo-palavras constituídas por pelo menos 3 sílabas (CV (consoante-vogal) ou CCV (consoante-consoante-vogal). EF02LP04 -Ler e escrever Corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. Ênfase no treino da consciência fonológica e consciência fonêmica.
Contar oralmente o número de sílabas numa palavra de até 4 sílabas EF01LP06– Segmentar oralmente palavras em sílabas EF02LP08- Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
Repetir oralmente a última sílaba de uma palavra ou pseudo-palavra
Decidir qual de duas palavras apresentadas oralmente é mais longa (ex. Cão-borboleta)
Indicar desenhos de objetos cujos nomes começam pelo mesmo fonema EF01LP09- Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
Repetir uma sílaba CV (consoante-vogal) ou CVC (consoante-vogal-consoante) ou CVC (consoante-vogal-consoante) respectivamente Repetir uma sílaba CV (consoante – vogal) ou CVC (consoante – vogal – consoante) pronunciada pelo professor, sem o primeiro fonema.
Repetir uma sílaba V (vogal) ou VC (vogal – consoante), juntando no início uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV (consoante – vogal) ou CVC (consoante – vogal – consoante), respectivamente.
Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo copo azul = CA) demonstrando alguma capacidade de segmentação e de integração de consoante e vogal.
Aprender e usar as marcas de nasalização EF02LP05 – Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n)
Escrever palavras de maneira autônoma, respeitando a escrita fonética (pelo menos um grafema para cada fonema EP02LP03 – Ler e escrever palavras com correspondências regulares e diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (ex. “e” e “o” em posição átona em final da palavra.
Caligrafia Adquirir hábitos de postura e de uso correto de lápis, papel e borracha
Controlar os movimentos viso-motores finos
Escrever utilizando letras de forma EF02LP07 - Escrever palavras, frase, textos curtos nas formas imprensa e cursiva
Escrever usando letra cursiva maiúscula e minúscula
Respeitar espaços, margens e limites de forma cada vez mais precisa EF01LP12- Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.