Proposta IAB | BNCC 1º ano | BNCC 2º ano | PNA | |
---|---|---|---|---|
Alfabeto e grafemas | Discriminar letras e palavras de outras formas de representação | EF01LP04 - Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos | Ensino sistemático, organizado como sequência delimitada por etapas fixas: partindo das unidades menores para as maiores. | |
Identificar as letras do alfabeto | EF01LP10 - Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras | |||
Recitar o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa | EF01LP10 - Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras | EF02LP06 - Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto. | ||
Fazer corresponder as formas minúscula e maiúscula da maioria das letra do alfabeto | EF01LP11 - Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas | |||
Identificar letras de diferentes formas gráficas (maiúsculas, minúsculas, cursiva, bastão, etc.) | EF01LP11 - Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas | EF02LP07 - Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. | ||
Decodificação | Identificar correspondências entre fonemas e grafemas | EF01LP05- Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. EF01LP08- Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. EF01LP07 - Identificar fonemas e sua representação por letras. | Alfabetização como aprendizagem das relações letra-som. Ensino explícito das associações entre letras e fonemas. | |
Identificar o valor de grafemas conhecidos em diferentes lugares da palavra | EF01LP02 - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas | |||
Decompor uma palavra ouvida nos respectivos fonemas e grafemas | EF02LP02- Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. | |||
Usar técnicas de análise e síntese de fonemas para pronunciar (decodificar) uma palavra escrita | Ênfase na aprendizagem das capacidades de decodificar e codificar. | |||
Discriminar pares mínimos | ||||
Repetir imediatamente depois da apresentação oral, sem erros de identidade ou de ordem, palavras e pseudo-palavras constituídas por pelo menos 3 sílabas (CV (consoante-vogal) ou CCV (consoante-consoante-vogal). | EF02LP04 -Ler e escrever Corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas. | Ênfase no treino da consciência fonológica e consciência fonêmica. | ||
Contar oralmente o número de sílabas numa palavra de até 4 sílabas | EF01LP06– Segmentar oralmente palavras em sílabas | EF02LP08- Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos. | ||
Repetir oralmente a última sílaba de uma palavra ou pseudo-palavra | ||||
Decidir qual de duas palavras apresentadas oralmente é mais longa (ex. Cão-borboleta) | ||||
Indicar desenhos de objetos cujos nomes começam pelo mesmo fonema | EF01LP09- Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais. | |||
Repetir uma sílaba CV (consoante-vogal) ou CVC (consoante-vogal-consoante) ou CVC (consoante-vogal-consoante) respectivamente Repetir uma sílaba CV (consoante – vogal) ou CVC (consoante – vogal – consoante) pronunciada pelo professor, sem o primeiro fonema. | ||||
Repetir uma sílaba V (vogal) ou VC (vogal – consoante), juntando no início uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV (consoante – vogal) ou CVC (consoante – vogal – consoante), respectivamente. | ||||
Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo copo azul = CA) demonstrando alguma capacidade de segmentação e de integração de consoante e vogal. | ||||
Aprender e usar as marcas de nasalização | EF02LP05 – Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n) | |||
Escrever palavras de maneira autônoma, respeitando a escrita fonética (pelo menos um grafema para cada fonema | EP02LP03 – Ler e escrever palavras com correspondências regulares e diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (ex. “e” e “o” em posição átona em final da palavra. | |||
Caligrafia | Adquirir hábitos de postura e de uso correto de lápis, papel e borracha | |||
Controlar os movimentos viso-motores finos | ||||
Escrever utilizando letras de forma | EF02LP07 - Escrever palavras, frase, textos curtos nas formas imprensa e cursiva | |||
Escrever usando letra cursiva maiúscula e minúscula | ||||
Respeitar espaços, margens e limites de forma cada vez mais precisa | EF01LP12- Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco. |
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Esqueceu sua senha? Clique aqui.
Crie a sua conta aqui
Política de privacidade
Crie a sua conta aqui
Bem vinda! registre-se para uma conta
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Política de privacidade
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.