Em artigo no Diário Catarinense, João Batista Oliveira analisa os resultados da Prova Brasil 2017

1653

Em artigo publicado no Diário Catarinense, João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, comenta os resultados da Prova Brasil 2017 em nível nacional e em Santa Catarina.  

O professor João Batista diz, no texto, que, no país como um todo, o aumento das notas da rede pública nas séries iniciais do Ensino Fundamental foi de quatro pontos e, nas séries finais, em torno de zero. “Em Santa Catarina, o aumento foi de 1,6 nas séries iniciais do Ensino Fundamental; menos 0,9 nas séries finais; e menos 7,8 no Ensino Médio”, diz.  

No artigo, ele diz que, nas últimas décadas, o MEC assumiu um papel de protagonismo na educação básica e adotou um modelo consolidado. Porém, segundo o professor João Batista, “o modelo faliu, não deu resultado.”. 

O presidente do Instituto Alfa e Beto termina o artigo falando sobre o amplo conhecimento e ferramentas de que dispomos hoje para promover melhorias na educação, e como poderíamos fazer muito mais tanto em âmbito nacional quanto em Santa Catarina. “O que propõem os candidatos a governador?”, indaga, ao final.