Instituto Alfa e Beto realiza capacitações no Maranhão e em Minas Gerais

Acompanhamos de perto o início da implementação de nossas intervenções pedagógicas em diferentes regiões do país

590
Instituto Alfa e Beto realiza capacitações no Maranhão e em Minas Gerais

Ao longo do mês de fevereiro, tivemos capacitações para as equipes de educação em escolas do Maranhão e de Minas Gerais, sustentando nossas intervenções de ensino.  A equipe do Instituto Alfa e Beto ministrou formações para equipes gerenciais e pedagógicas em diversos municípios parceiros, capacitando gestores e professores, para que possam exercer seus papéis com excelência.

Dos dias 01 a 03 de fevereiro, ministramos capacitações para professores da Pré-Escola e Alfabetização da cidade de São Gotardo – MG. Foi um momento repleto de transformações, aprendizagens e trocas através da aplicação de conteúdo da equipe pedagógica do Instituto Alfa e Beto – Danúbia Torres e Walfrido Neto.

Aqui no Instituto, acreditamos que aprender é para a vida toda! Ainda mais quando você é peça fundamental no aprendizado de tantas crianças. Por isso, nosso Programa de Ensino da Pré-escola é integrado e articulado, desenvolvendo mais de 250 habilidades a partir de seis grandes áreas do desenvolvimento infantil. Os materiais, por sua vez, apresentam orientações e comandos simples, facilitando o entendimento do aluno e o planejamento do professor.

Segundo o psicólogo da equipe do Instituto Alfa e Beto, Walfrido Neto, “o Programa de Ensino da Pré-escola foi especialmente pensado para estimular o desenvolvimento infantil de maneira lúdica e divertida – o conceito de aprender brincando e brincar aprendendo”.

Ainda em fevereiro, fomos até o município Trizidela do Vale no Maranhão, onde os professores e a equipe da Secretaria de Educação puderam se aprofundar na nossa proposta pedagógica para a alfabetização, que tem como base a dualidade “aprender a ler” e “ler para aprender”.

O treinamento contou com a participação da profª. Carmen Brito – da equipe pedagógica do Instituto Alfa e Beto –, da Secretária de Educação Maria Sônia e da Coordenadoras Ivonete Pascoal e Helena Lima. Também contamos com a participação especial da coordenadora do município de Sucupira do Norte – MA, a professora Socorro Queiroz.

Quando falamos de alfabetização e, especialmente nos materiais do Instituto Alfa e Beto, pensamos muito no professor e na importância que o seu papel representa, principalmente, na hora de alfabetizar e desenvolver a fluência de leitura do aluno.

Segundo o professor João Batista, presidente do Instituto e idealizador do Programa Alfa e Beto de Alfabetização, “ler implica, fundamentalmente, identificar as palavras de maneira automática. Ler com fluência significa não apenas identificar as palavras automaticamente, mas com velocidade e ritmo que evidenciam e facilitam a compreensão. O professor precisa compreender conceitos-chave da fluência de leitura e saber como iniciar a prática em sala de aula”. É com base nesses conceitos que o Instituto Alfa e Beto tem alcançado resultados muito positivos em todas as suas intervenções pedagógicas e gerenciais em diversos municípios do Brasil.

 

Convidamos você a conhecer nossos programas de ensino por meio dos links:

Pré-escola: https://www.alfaebeto.org.br/pre-escola/

Alfabetização: https://www.alfaebeto.org.br/programa-alfa-e-beto-de-alfabetizacao-1o-ano/

 

Fale conosco também através do e-mail atendimento@www.alfaebeto.org.br ou pelo WhatsApp (34) 99330-0111.