João Batista Oliveira comenta oportunidades que a agenda liberal pode abrir para a educação

1083
Em artigo publicado hoje, 29 de novembro de 2018, no jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, escreve sobre como a educação brasileira poderia se beneficiar de choques de uma agenda liberal, prevista no novo governo. “A agenda liberal vai mais além (da agenda social democrata: a educação é instrumento para promover a formação do capital humano.”
No texto, ele diz que “reduzir a pobreza e mitigar seus efeitos negativos sai da agenda social e entra no cerne de uma agenda econômica liberal: pobreza, entre outros males, faz mal ao desenvolvimento do capital humano, é um entrave para os avanços na educação.”
Para o Prof. João Batista, a reforma fiscal certamente colocará em pauta o financiamento da educação. “Na perspectiva de menos Brasília e mais Brasil, as responsabilidades do governo federal e dos governos estaduais e municipais precisarão ser rediscutidas: o que cabe a cada instância e quem é responsável, no final das contas, por pagar a conta.”

 

Leia mais no link.