Leitura desde o berço: políticas sociais integradas para a Primeira Infância

2793
políticas sociais integradas para a Primeira Infância

O título deste livro é ao mesmo tempo provocativo e ambicioso. Diante de tantos problemas econômicos e sociais, como se pode afirmar que a leitura desde o berço seria capaz de romper o círculo vicioso da pobreza?

Os dois artigos que compõem este livro, e que foram apresentados no II Seminário Internacional IAB em 2010, trazem evidências rigorosas para fundamentar tal afirmação. O argumento é o que segue: a educação, especialmente a educação formal que se dá nas escolas, é o passaporte para o mundo do trabalho. Maior o nível de escolaridade, maiores as chances de emprego e renda. O nível de desenvolvimento da linguagem aos 6 anos de idade (e mesmo antes) está fortemente associado às chances de sucesso escolar. A leitura desde o berço comprovadamente aumenta as chances de sucesso escolar, mesmo de crianças que provêm de ambientes desfavorecidos.

O livro trata dessas evidências e das formas de promover a formação do hábito de leitura.

Preencha o formulário abaixo para ter acesso ao e-book: